UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

E A NATUREZA COMO VAI...?

“Desta vez teremos que ser coletivamente humildes e escutar o que a própria natureza, aos gritos, nos está pedindo: renunciar à agressão que o modelo de produção e consumo implica”. Teólogo Leonardo Boff

Em pleno século XXI, o teólogo Leonardo Boff deseja refletir sobre o quanto o ser humano destrói o planeta terra. Então, assiste-se a extinção de espécies, a desflorestação pelo efeito da urbanização e da agroindústria, a poluição industrial, sem esquecer das mudanças climáticas que estão a preocupar todas as pessoas. Enfim, o homem deixou de ter um comportamento de usuário.

Na verdade, transformou-se em um dono descuidado, sem limite para sua ação ao provocar um comportamento injusto na distribuição equilibrada das riquezas e na degradação ecológica. Em virtude disso, a própria criação anseia por sua libertação conforme o apóstolo São Paulo na sua carta aos Romanos, capítulo primeiro, nos versículos vinte até o vinte e dois ao ressaltar: Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”.
Além do mais, há limites para utilizar os bens naturais e eles estão intimamente ligados ao respeito aos seres criados por Deus. Por isso, o apóstolo São Paulo na sua primeira carta aos Coríntios, capítulo primeiro, versículo seis, destaca que ninguém é dono do seu próprio corpo: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Sem deixar de ressaltar que o Senhor Jesus Cristo trouxe a mentalidade do amor no evangelho de São Marcos, capítulo doze, versículos trinta ao afirmar: ”Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração (...) Amarás o teu próximo como a si mesmo (...)”.
Portanto, a visão de preservar à natureza tem grandes implicações.  Somente o amor de Deus no coração do homem é a única solução aos problemas ecológicos. Assim, os acordos internacionais como a Carta da Terra, a Agenda 21, o Protocolo de Kioto, a Conferência de Copenhagen seriam assinados e todos compartilhariam de uma vida digna para si e seu semelhante.  Teacherv Joani C.P. - Twitter - teachervjcp