UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

UMA VIDA MONÓTONA...

“Ah! Como seria fascinante se estivéssemos em lugares paradisíacos, cheios de aventuras e ao lado de pessoas fascinantes”. Entretanto, tudo isso não faz parte do nosso cotidiano. Além disso, ao pensarmos na sensação de obter todas essas coisas, mais dolorosa é a consciência de sermos levados pelo arrastão diário. Na verdade, nossa vida tem sido monótona e sem a emoção como tanto sonhamos!

Ademais, tentamos sair em uma busca frenética, mas vivemos de sonhos e fantasias. No entanto, não imaginamos nosso mundo longe da rotina. Ainda por cima, dizemos: "Estou saturado da vida que vou levando; nunca faço nada e nem vou à parte alguma?" Muitos de nós fizemos essa confidência nós mesmos, a um amigo e até algumas vezes falamos a Deus: "Estamos cansados de viver"!

O Dr. Roger Tredgold, estudioso britânico em medicina psicológica, relatou bem essa verdade: "Os especialistas em administração de mão-de-obra crêem que um número demasiadamente grande de trabalhadores considera seus serviços como “um beco sem saída”, estúpido, rotineiro e degradante". Para vencer essa dura realidade, a solução não seria encontrada em uma mudança de circunstâncias, mas em uma atitude para com elas. Alguns exemplos poderiam nos auxiliar em nossa vida monótona:

         1) RECONHEÇAMOS  SER O PLANO DE DEUS A NÃO INCLUSÃO DA ROTINA.  Jesus Cristo foi incisivo neste ponto, quando disse: ..."eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". (Evangelho Segundo São João 10:10). Ele deseja conceder uma vida plena, significativa, com finalidade e direção.

         2) RECONHEÇAMOS ESTAR NO LUGAR PLANEJADO POR DEUS A VOCÊ. Não importa ser ou não rotineiro e insignificante, é a vontade divina para nossa vida naquele momento. Sendo assim, “Aproveite-a! vá em frente! Pare de considerá-la uma cruz a carregar”. A importância do nosso trabalho aos olhos das pessoas não faz nenhuma diferença, pois devemos trabalhar não para elas, mas Deus: "A Cristo o Senhor, é que estais servindo" (Carta de São Paulo aos Colossenses 03:24).  O simples reconhecimento desse fato começa a alterar nosso lugar no contexto social.

         3) PERSONALIZEMOS NOSSO TRABALHO. Grande parte da nossa existência monótona é causada por nos sentirmos peça de uma máquina chamada “mundo”. A impessoalização elimina nosso valor. Por isso, o apóstolo São Paulo diz: "fazei-o de todo o coração, como para o Senhor..." (Carta de São Paulo aos Colossenses 03:23).

Enfim, tal comportamento representa um mundo de diferença entre duas pessoas a trabalhar lado a lado. Uma pode suportar a trituração, enquanto a outra está a desfrutar de seu trabalho. Qual seria o motivo? A primeira colocou o coração na obra, a segunda só pôs as mãos. Consideremos à atividade como uma atribuição pessoal de Deus a nós, e ela assumirá novas dimensões. Portanto, personalizemos desse modo as nossas atividades e a monotonia desaparecerá por completo da nossa existência humana. Teacherv Joani C.P. – Twitter : @teachervjcp - e-mail: teachervjcp@outlook.com