Um amigo me enviou fotografias de 20 belas igrejas no mundo. Localizadas tão distantes quanto à Islândia e Índia, cada uma delas tem arquitetura única.
Nos dias de Jeremias, o lugar mais lindo de adoração era o templo em Jerusalém, que o rei Josias tinha acabado de reparar e restaurar (2 Crônicas 34–35). As pessoas fixavam a sua atenção no magnífico prédio (Jeremias 7:4) e elas pensavam tolamente que ter um templo naquele local significava que Deus as protegeria de seus inimigos.
Em vez disso, Jeremias chamou a atenção para o pecado em suas vidas (vv.3,9-10). Deus não se impressiona com belos prédios construídos em Seu nome, se não houver beleza interior nos corações daqueles que os frequentam. Ele não está interessado numa adoração legalista exterior que não se adéqua à santidade interior. É errado pensar que Deus protege as pessoas somente por causa dos atos religiosos que praticam.
Apenas por lermos a Bíblia, orar e ter comunhão com outros não significa que Deus, de alguma maneira, está obrigado a fazer algo por nós. Ele não pode ser manipulado. O propósito dessas atividades externas é desenvolver o nosso relacionamento com o Senhor e nos ajudar a viver de modo especial com as pessoas que estão ao nosso redor.
Lembre-se – Deus não pode e não será manipulado. (RBC)