UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A EDUCAÇÃO “NÃO-FORMAL” E O LAZER

No entendimento da maioria da população brasileira (...) “é na escola que se aprendem as coisas que se podem alcançar as condições de ser alguém na vida”, conforme o educador José Carlos Libâneo em seu livro “Didática. Entretanto, segundo o mesmo autor, a visão deveria também ser ampliada para a “educação não-formal” e o “lazer”, os quais estão marcados pela “intencionalidade qualitativa”, porque procuram provocar no sujeito idéias, valores e atitudes e tem suas atividades pedagógicas estruturadas “fora do sistema escolar convencional”.
         Na verdade, são duzentos dias em estudos programados no espaço tradicional da instituição e os demais, o que são feitos deles? Os alunos estão em constante crescimento intelectual na sua vivência em sociedade. Então, torna-se importante conhecer os seus interesses, pela sua aculturação das mídias modernas do século XXI. Assim, os colégios poderiam desenvolver suas habilidades e competências, a fim de usufruírem de um contexto social evolutivo de mudanças rápidas.
O doutor em pedagogia Jean Hassenforder analisa bem esse fato, em suas pesquisas com estudantes “fora do espaço escolar”, ao apresentar os seguintes dados: 90% estão muito mais felizes em atividade “extra-escolar; 70% têm suas idéias criativas distante dele; 60% acreditam que longe passam seus melhores momentos do dia. Somente 15% são realizados nos seus objetivos educacionais dentro do colégio. Portanto, torna-se primordial uma “educação não-formal na aprendizagem como um processo de formação de aprendizes, a fim de suas vidas adquirirem um sentido real.
Para alcançar essas metas, há necessidade também de uma educação voltada para a vida profissional, aliada ao lazer.  Segundo o doutor Renato Antônio Quadros de Souza Requixa, em seu livro “O Lazer no Brasil”: (...) "A educação é hoje entendida como o grande veículo para o desenvolvimento, e o lazer, um excelente e suave instrumento para impulsionar o indivíduo a desenvolver-se, a aperfeiçoar-se, a ampliar os seus interesses e a sua esfera de responsabilidades". Por isso, deveria usá-lo como um instrumento de aprendizagem.
Em síntese, para conseguir os resultados satisfatórios, existe a necessidade de uma transformação nas práticas educacionais. Ainda por cima, com a capacitação dos estudantes de instrumentos e conhecimentos necessários para organizarem sua existência, tanto do ponto de vista profissional, como do aproveitamento da “educação não-formal”, conjugada com o lazer . Enfim, a escola poderia cada vez mais estar próxima dos seus alunos para que sintam a necessidade de integração dela com a sua própria vida. Teacherv Joani C.P. – Twitter : @teachervjcp