UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

OS CASTELOS DE AREIA

As programações familiares do final de ano sempre estão voltadas para uma temporada na praia. Há o planejamento de doze meses para compartilhar um bom descanso com parentes e amigos. De repente, as crianças insistem para todos participarem de seu maravilhoso projeto de lazer. Dessa forma, conseguem o envolvimento dos adultos na construção de seus espetaculares castelos de areia. 
Na verdade, um enorme tempo é dedicado para transformar um material simples em uma belíssima arquitetura. Todavia, sem avaliar com precisão que em questão de horas, a maré virá e levará o trabalho árduo na produção daquela estupenda obra de arte. Apenas ficará o registro em foto digital daquele momento único.

Freqüentemente, o homem faz o mesmo com sua existência. Gasta suas melhores energias para levantar seus castelos individuais e sente-se orgulhoso com suas grandes realizações. Entretanto, com o passar dos anos, seus grandes empreendimentos perdem o valor para si próprio. Ele Percebe que o investimento mais importante deve ser feito para algo eterno e não apenas temporário.
No evangelho de São Lucas, no capítulo 12, o apóstolo narra o desafio de Jesus a Seus seguidores para vender suas posses e dá-las aos pobres, “(…) porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (v.34). Um ensinamento expresso muito bem na letra de uma velha canção: “Somente uma vida, que logo passará; somente o que é feito para Deus durará.”

Diante disso, uma visão no espelho retrovisor da vida se observa melhor a mão divina em todas as situações. Ao olhar para trás fica mais fácil de entender o porquê de Deus colocar o indivíduo naquela família, a convivência com algumas pessoas difíceis e as circunstâncias específicas em um dado momento da vida. Além de permitir tantos sofrimentos e dificuldades.
Quando o indivíduo tem esta consciência, ela passa a edificar sua vida sobre os caminhos sábios e amáveis de Deus. Assim, começa a ver Sua direção em tudo, conforme escreveu o salmista: “Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos”. (Salmo 92(91):04). O coração sente alegria por vê-LO freqüentemente a auxiliar, direcionar e administrar os resultados com tanta fidelidade (Salmo 111).
No entanto, nem sempre tudo está tão claro ao observar o horizonte. Há o sentimento de estar perdido quando os caminhos à frente parecem confusos e assustadores. Por isso, antes de entrar em um novo ano, pare e olhe no espelho retrovisor do anterio, e com alegria perceba que Deus nunca deixou de cumprir Sua palavra: “(…) De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei(…)” (Hebreus 13:5-6). Enfim, a orientação divina no passado encoraja o homem para o futuro, a fim de construir não os castelos de areia temporais, mas os eternos nas praias da vida. Teacherv Joani C. Prestes – TWITTER – @teachervjcp - e-mail: teachervjcp@outlook.com