Entretanto, com a entrada em definitivo ao mundo adulto, as palavras paternas o auxiliaram a enfrentar momentos de extrema tristeza. Seja de um coração partido ou uma enfermidade longa e difícil. Nunca esqueceu o ensinamento: “o agora não é para sempre”.
Na verdade, os que confiam em Deus têm consciência de sua ação especial em todas as fases da sua vida. Embora não possa evitar o sofrimento, de acordo com Jesus Cristo: “(...) No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Evangelho de São João 16:33), porém estão conscientes de que ele é temporário.
Randy Pausch, 47 anos, exemplifica muito bem isso. Após tomar conhecimento de seu diagnóstico de câncer terminal, retornou ao trabalho na universidade para realizar sua última palestra aos colegas, estudantes e amigos. O professor de ciência da computação acreditava que aproximadamente 150 pessoas estariam no local para ouvi-lo. Ao invés disso, o auditório estava lotado com uma capacidade para 400 lugares.
Em uma hora de exposição, “abriu seu coração” em um adeus “bem-humorado, inspirado e comovente”. Ele falou “mais da vida do que da morte”. Em algumas semanas, sua mensagem gravada foi vista por milhares de internautas e mais tarde tornou-se a semente de um best-seller. Os que enfrentam a morte adquirem um pensamento bem claro das coisas mais importantes na existência humana.
Diante de sua despedida também, o apóstolo São Paulo inspirou as pessoas em todas as épocas. “O tempo da minha partida é chegado, combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (II Timóteo 4:6-7). As suas instruções a Timóteo alcançam gerações, para o desafio. A carta inicia e finaliza com a graça de Deus – “(...) ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor” ( II Timóteo 1:2) e (...) A graça seja convosco” (II Timóteo 4:22). No meio dela faz referência à infinita fidelidade divina em todas as circunstancias.
Quando ele escreve aos Filipenses 04:12-13, descreve sua reação à vida: “De tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” O seu contentamento não estava baseado em situações de alegria ou tristeza , mas no seu relacionamento com Deus. Isso preencheu o vazio do seu coração.
Por isso, uma mensagem de alguém à beira da morte pode dar sentido à vida daqueles permanecem nesse mundo temporário e passageiro. Seu momento final foi muito especial ao dizer: “A Ele (DEUS), glória pelos séculos dos séculos. Amém.” (II Timóteo 04:18). Teacherv Joani C. Prestes – TWITTER – @teachervjcp