UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A “DESFRAGMENTAÇÃO” DA VIDA

De vez em quando, o computador fica lento. O uso de certos “softwares” e documentos fazem desaparecer parte das informações e exige que ele as procure antes de poder usá-las. Para consertá-lo, precisamos procurar um programa que as recupere e agrupe onde são facilmente acessadas. Este processo é chamado de “desfragmentação”.
Do mesmo modo, nossas vidas também ficam fragmentadas. “Queremos fazer tudo o que precisa ser feito, mas a mente não para e nem nosso corpo reage”. Logo começamos a nos sentir cansados e inúteis. O famoso rei de Israel Davi também passou por tempos assim (Salmo 54 ou 55:2 –  “Atende-me e responde-me; sinto-me perplexo em minha queixa e ando turbado”). Em oração, apresentou suas necessidades a Deus pela manhã, ao meio-dia e à noite, confiante de que seria ouvido (v.17). A comunhão com Deus pode ajudar a desfragmentar nossas vidas.
Principalmente, quando nos lembramos de uma erupção vulcânica, a qual derrete tudo que está em seu caminho. Suas rajadas são tão poderosas quanto uma explosão nuclear! O mesmo acontece conosco pelo nosso descontrole e parece tão intenso quanto um vulcão quando se dirige de forma direta a outra pessoa na família. “O momento pode passar rápido, mas pode deixar atrás de si uma devastação emocional e sentimentos amargos”.
É triste ver que as pessoas que mais amamos são geralmente o alvo de nossas palavras nocivas. No entanto, mesmo quando sentimos que fomos provocados, temos uma escolha. Reagiremos com ira ou bondade? A Bíblia nos instrui a nos livrarmos de toda amargura e ira, e a sermos “(…) uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando (…) uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Carta de São Paulo aos Efésios 4:32). Isso também auxilia no processo de desfragmentar nossas vidas.
Todavia, se estivermos lutando com uma ira crônica, e ela estiver afetando nossos relacionamentos, entregue essa parte vulnerável à força de Jesus Cristo (Carta de São Paulo aos Filipenses 4:13   “Tudo posso naquele que me fortalece”.) Peçamos a Ele para perdoar nosso  descontrole temperamental. Além de mostrar como moderar nossas  emoções e ensinar-nos como honrar os outros acima de nós mesmos (Carta de São Paulo aos Romanos 12:10).  
Na verdade, nossa vida hoje é a somatória de todas as opções que fizemos até esse momento. O apóstolo São Paulo deu um conselho semelhante em sua Carta aos Filipenses 1:10,  quando disse: “(…)para aprovardes as coisas excelentes(…)”. Em qualquer situação, temos uma infinidade de decisões, por isso Deus quer nos mover através dessas possibilidades, passando por cima dos nossos impulsos naturais, até atingirmos as escolhas excelentes. Se seguirmos o conselho do apóstolo Paulo, notaremos alguns resultados bem positivos — como sermos sinceros, inculpáveis e frutíferos (Filipenses 1:11). Assim, conquistaremos à “DESFRAGMENTAÇÃO” DA NOSSA VIDA. Teacherv Joani C.P. – Twitter : @teachervjcp