Quando eu ensinava em uma escola de uma cidade grande, algumas vezes corrigia os trabalhos em uma praça de alimentação, enquanto esperava o trem. Um dia esbarrei acidentalmente em minha xícara cheia de café. Todo o seu conteúdo se esvaziou dentro da pasta de papéis, que estava aberta.
Na maioria das cidades existe certa reserva entre passageiros que viajam juntos. No entanto, o acidente com o café foi tão dramático que não pôde ser ignorado. Um homem sentado perto disse em voz alta: “O pior cenário possível!”
Aquele comentário era obviamente um exagero. Cada um de nós teme certos pensamentos: uma perda financeira, a morte de um filho ou parceiro, câncer, ou outra perda ou sofrimento.
O livro de Jó é uma referência sobre os piores cenários possíveis. No entanto, Jó avaliou sabiamente o papel que Deus exerceu em circunstâncias de perda e falta de saúde: “Mas ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como o ouro” (Jó 23:10). Desta sábia afirmação podemos aprender duas lições valiosas: A primeira — o que mais tememos pode ser usado para provar o nosso caráter e nos tornar mais fortes. A segunda — Deus proverá a força e o conforto para nos ajudar a passar por essa experiência.
Agarre-se a Deus. Ele prometeu trabalhar em nosso favor, mesmo diante do pior cenário possível.
Deus pode afastar o medo do nosso viver. (RBC)