UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

E A “RELIGIOSIDADE MIDIÁTICA” COMO VAI...?

"(...) A cada dia as igrejas alugam horários, compram rádios e buscam mais e mais espaços na mídia para que possam “dar seu recado” a todos. Atualmente cerca de 10% do que é transmitido semanalmente pela televisão brasileira é produzido por organizações religiosas" – Alexandre Brasil Fonseca(Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro).   

Na última semana de maio de 2009, a principal emissora televisiva do Brasil, a Rede Globo de Televisão, em seu principal informativo, Jornal Nacional, destacou o trabalho social realizado pelas denominações protestantes históricas e pentecostais clássicas. Entretanto, por que as evangélicas com mídias próprias não receberam destaque da reportagem? A resposta é simples, sem entrar no mérito de competitividade entre elas – somente uma comunidade cristã com ações transformadoras no campo social merece crédito no universo midiático.
Na verdade, esta inculturação das igrejas na mídia está refletida nos veículos de comunicação e na sua prática religiosa cotidiana. Devido a isso, alguns pesquisadores sugerem um novo termo: “Religiosidade Midiática”, porque o objetivo do cristianismo sempre foi comunicar o evangelho com as novas tecnologias e produzir mudanças em um mundo regido totalmente por elas.
Além do mais, as mídias regem as interações sociais no século XXI, porque a própria sociedade passa por este processo, onde os grupos estabelecem seus relacionamentos e transformações a partir delas. Tudo passou a ser expresso por imagens, sons, informações através da audição e visão, com isso, envolvem idéias, sentimentos e emoções. Então, os cristãos precisam se fazer presente para levar os ensinamentos de Jesus Cristo, em especial pelo crescimento dos grandes centros urbanos.
Ainda por cima, há algo nunca visto na história da humanidade, com tanta produção religiosa em revistas, jornais, rádios, shows, filmes, programas televisivos, sites, blogs, podcasts, twitters, facebooks, orkuts e tantos outros, os quais são criados de forma especial para esta área de atuação, com o propósito de instruir os brasileiros no campo espiritual.
Por isso, no evangelho segundo São Mateus, nos capítulos 05:13-14, Jesus Cristo  destaca isso : “Vós sois o sal da terra (...); Vós sois a luz do mundo (...)”. Assim, A Religiosidade Midiática precisa seguir estes princípios bíblicos, porque seu trabalho primordial é combater à corrupção e iluminar todas as áreas do contexto social brasileiro.   Teacherv Joani C. P. - Twitter - teachervjcp