UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

E A SOLIDÃO COMO VAI...?

 
Durante a Segunda Guerra Mundial, na Califórnia, nos Estados Unidos, uma jovem esposa desejava acompanhar o seu marido a um acampamento do exército, próximo ao deserto. O lugar não oferecia o mínimo de conforto e o marido a aconselhou para não ir, porém ela queria estar ao seu lado. Infelizmente, a casa que encontraram estava em péssimas condições. Quase insuportável o calor durante o dia, mais de quarenta graus à sombra. O vento soprava constantemente, espalhando o pó e a areia por cima de tudo, com dias longos e monótonos. Seus únicos vizinhos eram os indígenas, e nenhum deles falava inglês.
Quando o amado foi transferido para um lugar mais distante, a fim de participar de manobras por duas semanas, a solidão e as condições precárias a “atingiram em cheio”. Ela escreveu à mãe desejando voltar para casa, porque já não aguentava mais. A resposta chegou sem demora, e incluía apenas duas linhas: “DOIS HOMENS OLHARAM ATRAVÉS DAS GRANDES DE UMA PRISÃO: UM DELES VIU LAMA, O OUTRO AS ESTRELAS”.
Imediatamente, ao ler aquelas linhas repetidas vezes, começou a sentir-se envergonhada de si mesma. Não desejava separar-se do companheiro. ESCOLHEU OLHAR PARA AS ESTRELAS. Saiu para fazer amizade com os índios, aprendeu a trabalhar com cerâmicas. Começou a estudar o deserto e suas plantas. Tornou-se uma autoridade no assunto e escreveu um livro. Assim, como a jovem recém-casada, muitos têm experimentado o desespero e o desânimo que a solidão produz.
Aviões supersônicos podem levar do Atlântico ao Pacífico em questão de horas. Em segundos, um simples e-mail pode colocar em contato com um amigo em qualquer parte do mundo. Aparelhos de rádio e televisão habitam as casas de quase todos, fazendo companhia mesmo aos doentes e idosos. Entretanto, em uma época de constante comunicação e multidões, existem mais indivíduos sofrendo de solidão do que em qualquer outro momento histórico.  Ela aflige a todos, jovens, velhos, homens, mulheres e até crianças. Às vezes pensa-se que os idosos ou aqueles destituídos de bens sofrem deste mal, mas o executivo em ascensão ou o milionário à busca de riquezas, também são suas vítimas.
Assim, há milhões de seus prisioneiros, atrás das grades da inutilidade, rejeição e inferioridade. A esperança, a alegria e o amor estão trancados nesta masmorra, sem poderem escapar e encontrar alívio. Por isso, Jesus Cristo é o único que concede a verdadeira liberdade, conforme aprendemos no evangelho de São Lucas, quando afirma:
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos (São Lucas 04:18). Teacherv Joani C.P. - Twitter - teachervjcp