UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

E A VIDA COMO VAI...?

  
        Conforme reportagem de Cátia Marinheiro da Rádio ONU, em Nova York, Estados Unidos, a Organização Mundial da Saúde  marcou para última  quarta-feira (15 de Setembro de 2010) o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. O objetivo é alertar para o problema, o qual  representa a maior causa de morte prematura evitável e pedir aos  governos para desenvolverem estratégias,  a fim de  prevení-lo em nível nacional. A OMS destaca que, a cada dia, cerca de 3 mil pessoas o praticam no mundo. Por outro lado, para um efetivado, há cerca de 20 tentativas frustradas. Um dos autores do estudo, o psiquiatra José Bertolotti, disse que não falar sobre o assunto só aumenta os tabus em relação ao problema e com isso o número de casos
Há alguns anos, um estudante do Ensino Médio apontou um revólver para sua cabeça e suicidou-se. Ele estava com dezesseis anos, era filho de um médico famoso. Não exibira nenhum sinal de depressão. Em um determinado dia, entrou em sua casa após voltar da escola, e começou a telefonar para alguns de seus colegas, a fim de contar-lhes seu plano. Todos pensavam tratar-se de uma brincadeira. Uma hora mais tarde provou que estavam errados. Por quê?
Em parte, porque seus amigos deixaram de reagir como convinha, quando houve o alerta. Aparentemente, acreditavam em diversos mitos. O mais popular: "quando alguém fala em praticá-lo, normalmente não o fará". Segundos especialistas, o fato ocorre assim, em geral o ser humano expõe seu objetivo a até dez pessoas, antes de fazê-lo. Exatamente a atitude daquele jovem. Às vezes, escrevem um bilhete e a seguir o praticam, mas a maioria fala a respeito do pretendido, antes de fazê-lo. Talvez tenham planos específicos de atentar contra sua vida, mas seu desejo maior seria a salvação, devido a isso, muitas tentativas, embora graves, não terminam em morte. Eles desejam apenas saber da preocupação de alguém. O suicídio é a sua maneira imatura, impulsiva de chamar a atenção. Na verdade, o índice aumentou de maneira alarmante entre todas as classes sociais.
Por que as pessoas o praticam? De acordo com os estudos científicos há muitos motivos: "atrair a atenção, desejo de unir-se a um parente falecido, um ódio reprimido e guardado no íntimo, a saúde deficiente, a solidão, a perda de significado da vida e tantos outros”. Por isso, Jesus Cristo oferece sentido à vida humana quando afirma: "O ladrão vem somente para roubar, matar, e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Evangelho segundo São João 10:10). Assim, ELE é o único amigo verdadeiro que concede respostas aos questionamentos da alma. Teacherv Joani C. P. - Twitter - teachervjcp