UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

"E O SENTIMENTO POSITIVO COMO VAI...?"

         
          Há muitos séculos, um artista pobre foi convidado para passar o verão em um castelo magnífico. No momento de ir embora, como agradecimento pela hospitalidade, sentiu que não possuía nada para presentear seus anfitriões. Antes de sair, fechou-se no quarto por vários dias. Quando partiu, os criados deram por falta dos lençóis da cama. Teriam sido roubados? Não! A família os encontrou em um canto do ambiente. Ao desdobrá-los contemplaram uma espetacular pintura de Alexandre na barraca de Dario. Seu maior crédito não estava na capacidade artística, nem na sua pobreza, mas na sua atitude. Ele quis deixar o melhor presente possível e o realizou sem dizer uma palavra. A vida positiva não é algo para ser demonstrada. O apóstolo São Paulo avaliou bem isso ao dizer: "E não cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não desfalecermos"( Gálatas 06:09).
Na verdade, os atos são vistos por todos. Em um local público com muitas pessoas e ao observar seus rostos, nota-se alguns contrastes marcantes! Uma face reflete calma, outra expressa preocupação, mas elas transmitem uma mensagem. Quando Leonardo da Vinci pintou a "Última Ceia", teve a oportunidade de aprender a diferença que uma expressão facial pode fazer. Para pintar a fisionomia de Judas, escolheu um homem odiado por ele, como a "imagem do traidor". Então, começou a pintar o rosto de Jesus, mas não conseguia. Só depois de apagar o semblante de Judas e tê-lo substituído por outro, foi capaz de pintá-lo. O ódio não permitia completar o quadro. Ao eliminá-lo, terminou sua obra-prima.
         Além do mais, a “cara feia” não faz amigos! Há uma coisa produzida por ela: rugas. "Rir”, Aristóteles dizia ser "um exercício corporal precioso para a saúde".  De acordo com a ciência médica, o sorriso faz com que ocorra a respiração e expiração em pequenos jatos, assim aumenta o oxigênio nos pulmões e na corrente sanguínea. Dessa maneira, alivia a ansiedade e auxilia no tratamento da depressão.
         Por isso, o apóstolo São Paulo estimula a uma vida positiva ao escrever: "(...) enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos..." (Gálatas 06:10). Não importa o quanto às circunstâncias possam ser caóticas, as ações têm de afastar as nuvens escuras e deixar o céu brilhar. Assim, quando a crônica da sua vida for escrita, suas ações e palavras ficarão registradas.  "Estava sempre fazendo o bem". "Demonstrava atitudes positivas". "Ocupava-se das pessoas". "Sabia o valor do riso e da alegria". "Seus inimigos tornaram-se amigos". "Ele era uma pessoa muito autêntica". Não são as características de um super-homem, mas atributos dos cristãos, capacitados por JESUS CRISTO a terem uma VIDA POSITIVA. Teacherv Joani C.P. - Twitter - teachervjcp