UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

E O MEDO COMO VAI...?

O dicionário oferece três diferentes significados para a palavra ‘medo’: 1) Sentimento de ansiedade e agitação, causado pela presença ou proximidade do perigo.  Na prática, um frio no estômago na presença do chefe, após fazermos algo errado; 2) Uma sensação de falta de sossego. Por exemplo, o filho adolescente não volta dentro do horário estabelecido, há o receio de ter ocorrido alguma coisa;  3)Temor respeitoso ou pavor diante do perigo eminente.
Na Bíblia, no livro de Gênesis, em seu capítulo terceiro, encontramos o registro dele pela primeira vez. Adão e Eva foram colocados no belo jardim do Éden, em comunhão com Deus e recebiam Sua visita todos os dias. Então, em uma ocasião, Ele veio procurá-los, mas estavam escondidos. Chamou a Adão: --"Onde estás"? -- respondeu do meio dos arbustos, no esconderijo: --"Ouvi a tua voz do jardim, e, porque estava nu, tive medo e me escondi" (Gênesis 03:09-10).
          MEDO?! Do seu criador e amigo?! Houve a desobediência  e agora o temor dominava suas vidas.  A conseqüência imediata do seu pecado: "o medo de Deus". (Mas isso não quer dizer que todo medo é pecado). Não desejamos enfrentar a Deus ao pecarmos contra Ele, ou aos nossos pais, ao lhe desobedecermos, ou ao patrão, ao deixarmos de executar suas ordens.
Por que o temos? Não fazemos nossa obrigação, violamos preceitos e ele manifesta em nosso interior. O temor crônico causa estragos: "O medo produz tormento" (I carta de São João 04:18). No domínio físico, encurta a vida, emocionalmente, diminui a capacidade de raciocinar com lógica e causa problemas espirituais, ou seja, paralisa nossa fé. "Ou a fé lança fora o medo, ou medo lança fora a fé". Algumas pessoas têm tanto receio, pois não confiam em Deus para fazer algo grande, como para conseguir o pão diário, fazendo com isso, muitos paralíticos espirituais.
              No trato desta fobia, a solução divina, indica três fatores essenciais: 1) Reconhecer: o medo não faz parte do programa de Deus para nós! A Sua Palavra diz com toda clareza: "Não temais"; 2) Refletir: não enfrentamos os problemas sozinhos! Ele não salta para fora do barco e nos deixa "remar a nossa própria canoa", quando tudo fica difícil (...)"o Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?"(Hebreus 13:06) ; 3) Precisamos descansar na paz de Cristo. Ela significa tranquilidade mental. Ele a prometeu quando estivéssemos nos  momentos mais agitados da vida. Na noite anterior à sua morte na cruz, reuniu os discípulos no cenáculo para as instruções de despedida. No meio do discurso disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o dá o mundo (...)" (O evangelho de São João 14:27). Todos nós enfrentamos pressões, sem poder detê-las, mas necessitamos aprender com Jesus Cristo a resolvê-las. Teacherv Joani C. P. - Twitter - teachervjcp