UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

O PERIGO DAS PREOCUPAÇÕES

 

Nos Estados Unidos, uma recente pesquisa apresentou os temores dos americanos  como “Desperdiçar o tempo demais”; “Não aprender o suficiente”; “Comer em demasia” e “ Não estar fisicamente em forma”. O que mais deveria ser incluído? O problema é a existência de milhões de pessoas com um medo legítimo de desemprego, fome ou violência. Entretanto, muitos vivem em uma sociedade opulenta, mas ainda continuam “receosos”. Não resta dúvida, a “preocupação” pode matar qualquer um de nós!



Na verdade, ela é um estado de inquietação ou apreensão por algum acontecimento”. A definição sugere angústia mental, à qual é causada por enfrentarmos responsabilidades ou dificuldades, além de nossas capacidades de solução. Washington Lyon disse: "Ela é o juro pago pelos problemas tomados emprestados". Na Bíblia, especificamente no Novo Testamento, a palavra provém de um verbo grego, com o significado de "dividir". As pessoas preocupadas são "divididas" – mentalmente partidas. Quando somamos as crises existenciais aos problemas sociais, vemos a razão do homem estar sob o seu peso.



            Uma vez que as pressões recebam permissão, transformam-se em avalanche: "quanto mais preocupamos, tanto mais temos preocupação". Um indivíduo relatou: "Tenho vivido uma longa vida e visto um bocado de problemas, mas a maior parte deles não aconteceu". Qual a causa dela? Deixamos de crer em Deus. Jesus ilustrou a questão vividamente ao voltar-se para a natureza: "Observai as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles" (Evangelho de São Mateus 06:26,28-29) . Deus alimenta as aves dos céus e veste as flores do campo, então descansamos na certeza do Seu cuidado, pois temos um valor superior para Ele.



            A cura divina demanda de três elementos:
       1) Parar de preocupar-se e começar a confiar em Deus: "Portanto não vos inquieteis, dizendo. Que comeremos? Que beberemos ? ou : Com que nos vestiremos? porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas". (Evangelho segundo São Mateus 06: 31-32 );



     2) Parar com a tensão e soltar-se: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" ( Carta do Apóstolo Pedro 05:07). Devemos transferir para Deus nossas situações complexas, como diz a canção "Teus cuidados leva a Deus e deixa ali". A responsabilidade  é Dele, não nossa;



       3) Parar com o pânico e começar a orar: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica , com ações de graça. E a paz de Deus , que excede todo entendimento , guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” ( A carta de São Paulo aos Filipenses 04:06-07).

TEACHERV JOANI C. P. – TWITTER: @teachervjcp