UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A IMPORTÂNCIA DA SABEDORIA

León Tolstoi, um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX, com as famosas obras Guerra e Paz” e “Anna Karenina”, dizia: A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece, em saber o que é preciso fazer, mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois.” 
    O próprio Albert Einsten, prêmio Nobel de física, afirmava: A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Por isso, a importância da sabedoria na história da humanidade.
Na verdade, a maioria das pessoas sempre a procurou para conduzir suas vidas. Há uma infinidade de livros voltados para o tema. São muitos autores que vendem milhões em todas as partes do mundo. Todavia, em todos os assuntos abordados, os especialistas têm usado “Provérbios” como sua fonte inspiradora. O livro foi escrito com 31 capítulos, um em especial para cada dia do mês, a fim de orientar o ser humano para a conquista de uma existência sábia.
Além do mais, quando é lido, depara-se com a seguinte colocação: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18:21). A análise dos textos bíblicos torna-se tão fascinante, porque os ensinamentos completam um ao outro, como se percebe a mesma preocupação na Carta de São Tiago 03:08-10: “(...) a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma boca só procede bênção ou maldição(...)”.
E quando acontece um aprofundamento na meditação de “Provérbios”, há um desejo de não articular os lábios: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente” (Provérbios 10:21) e “Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, (...)” (Provérbios 17:28). Ainda por cima, observa-se a periculosidade de suas afirmações ao ressaltar: “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre” (Provérbios 11:13). Por disso, Deus mostrou sua sabedoria ao criar o homem, quando colocou “dois olhos, duas orelhas e somente uma boca”. Assim, as afirmações de São Tiago 01:19 refletem claramente este ensinamento: “Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois seja pronto para ouvir, tardio para falar,(...).
Enfim, jamais o silêncio fará parte das relações humanas, porque existe a necessidade de expressar-se através da comunicação. Conforme o livro de Provérbios: “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua” (Provérbios 31:26). E, o quão especial tem sido a colocação feita na hora certa: “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é.”(Provérbios 15:23). Sem deixar de mencionar que embeleza o conhecimento dos indivíduos e tornam-se “(...) grácil no falar” (Provérbios 22:11). Todos tentam construir uma vivência interpessoal com sabedoria, mas muitas vezes cometem erros. Portanto, a oração constante deve ser como a súplica do salmista a Deus: “Põe guarda, Senhor à minha boca: vigia a porta dos meus lábios” (Salmo 141:03). TEACHERV JOANI C.P. – TWITTER: @teachervjcp