As pesquisas garantem que carteiras de
cigarro mais simples tornariam o fumo menos interessante para os adolescentes.
Em resposta, os governos de diversos países implantaram legislação que exige
que as companhias substituam a cor, logomarca e os textos promocionais nas
embalagens de cigarro por alertas sobre saúde com imagens de pulmões doentes.
Na realidade, o homem da Marlboro cede o seu lugar ao Cruel Anjo da Morte em
uma tentativa de reduzir o número de mortes causadas pelo cigarro. Mas
embalagens de cigarros não são a única coisa que podem ser tentadoras por fora,
mas com um produto tóxico por dentro.
O livro de Provérbios no Antigo
Testamento nos instiga a considerar cuidadosamente os resultados em longo prazo
de todas as nossas escolhas. A frase recorrente “mas o fim” (Provérbios 5:4;
25:8; 29:21) é um alerta para que olhemos para o fim da estrada e perguntemos:
aquilo que nos atrai nos levará a alegria ou tristeza, honra ou desgraça, vida
ou morte? “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem à inteligência e o
entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos…” (Provérbios
2:6-7).