UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

ACESSÍVEL AO PRÓXIMO

Quando as pessoas perguntavam ao irmão franciscano Michael St. Jacques a respeito de sua roupa, sempre respondia: “É um hábito.” Sua vestimenta marrom tinha uma razão específica, de acordo com seu relato a uma revista: “Nós temos a opção de usar ou não o hábito e muitos fazem um verdadeiro esforço porque o ato de vesti-lo atrai a atenção como um chamariz. Algumas pessoas me contam coisas que nunca contaram a ninguém. Pessoas completamente estranhas confessarão para mim algo que fizeram há trinta anos, questionando se Deus as pode perdoar.” Na verdade, o religioso estava vestido de maneira acessível ao próximo.
Os evangelhos apresentam Jesus Cristo da mesma forma, presente na vida de todos os tipos de indivíduos, pois O procuravam para serem ensinados, auxiliados, curados, aceitos e perdoados. Diante desse contexto, recebia muitas críticas pelo relacionamento com os cobradores de impostos e pecadores considerados indesejáveis no contexto social. Entretanto, destacou: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores” (Evangelho segundo São Marcos 02:17).
Qual tem sido o comportamento dos cristãos em pleno século XXI? São vistos como acessíveis ou sem a devida preocupação com o seu próximo? Principalmente, porque a filosofia da sociedade moderna concentra demais em projetos individuais e não tem tempo para compartilhar às necessidades dos outros. Além de incorrer no perigo de perder sua identidade cristã. Por isso, os seguidores de Jesus Cristo agradam a Deus quando estão disponíveis para as carências físicas e espirituais do seu semelhante.
Na I Guerra Mundial, isso foi exemplificado muito bem pelo ministro escocês Oswald Chambers, quando a Inglaterra entrou no conflito, em agosto de 1914. Ele tinha 40 anos de idade, casado e com uma filha de um ano. Todos os homens alistaram-se no exército, uma média de 30 mil por dia. Ademais, havia uma solicitação para os cidadãos venderem seus automóveis e cavalos para o governo; listas de mortos e feridos apareciam nos jornais diários. Diante dessa situação, o país começou a enfrentar grandes problemas econômicos e uma série de perigos.
Um mês após o início dos terríveis combates, Chambers lembrou aos cristãos do desafio espiritual que enfrentavam naquele momento histórico: “Precisamos prestar atenção para que, diante das calamidades atuais, quando a guerra, a devastação e a tristeza estão espalhadas no mundo, não nos fechemos num mundo próprio e ignoremos a exigência que Deus e nossos compatriotas nos fazem para servi-los, através da oração intercessória, hospitalidade e cuidado.”
Portanto, a chamada divina é verdadeira para todas as épocas: “Se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia” (Isaías 58:10).  O medo faz os indivíduos apegarem-se às coisas materiais, porém a fé em Deus abre suas mãos e  seus corações em relação aos sofrimentos dos outros.  Assim, “o amor de Deus flui dos corações, à medida que o Seu amor cresce no coração do homem.” Teacherv Joani C.P. – Twitter: @teachervjc