UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

CARICATURA DE DEUS

Os caricaturistas armam seus cavaletes em lugares públicos e fazem desenhos de pessoas que estejam dispostas a pagar valores modestos por uma imagem cômica de si mesmos. Os seus desenhos nos divertem porque exageram em uma ou mais características físicas de forma que ainda sejam reconhecíveis, mas engraçadas.
As caricaturas de Deus, por outro lado, não são engraçadas. Representar um de Seus atributos de maneira exagerada apresenta uma visão distorcida que as pessoas facilmente descartam. Como numa caricatura, uma visão distorcida de Deus não é levada a sério. Aqueles que veem Deus retratado apenas como um juiz irado e exigente são facilmente aliciados por alguém que enfatiza a misericórdia. Aqueles que veem Deus como um avô amoroso, rejeitarão essa imagem quando precisarem de justiça. Aqueles que veem Deus como uma ideia intelectual em vez de um ser vivo e amável, eventualmente, encontrarão outras ideias mais atraentes. Aqueles que veem Deus como um melhor amigo geralmente deixam-no de lado quando encontram amigos que mais lhe agradam.
Deus declara que é misericordioso e gracioso, mas também justo em punir o culpado (Êxodo 34:6-7).
Ao colocarmos nossa fé em ação, precisamos evitar retratar Deus apenas com nossos atributos favoritos. Devemos adorar a Deus em Sua totalidade, não apenas aquilo que apreciamos.
O Deus em quem confiamos é Todo-poderoso, misericordioso, sábio e justo. (RBC)