UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

         
     No último dia 18 de junho de 2015, o Vaticano divulgou a encíclica “Laudato Si” (Louvado seja) do Papa Francisco. O documento destaca "a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do paradigma que deriva da tecnologia, a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a grave responsabilidade da política, a cultura do descartável e a proposta de um novo estilo de vida são os eixos desta encíclica, inspirada na sensibilidade ecológica de Francisco de Assis".
           O teólogo brasileiro Leonardo Boff a classificou de “única e estupenda”, pois exige uma "revolução cultural valente" para salvar o planeta. Segundo ele, “desta vez teremos que ser coletivamente humildes e escutar o que a própria natureza, aos gritos, nos está pedindo: renunciar à agressão que o modelo de produção e consumo implica”.
          Em pleno século XXI, os religiosos querem uma reflexão do ser humano do quanto ele destrói o planeta terra. De fato, existe a extinção de espécies, a desflorestação devido ao efeito da urbanização e da agroindústria. Além da poluição industrial e das mudanças climáticas que estão a preocupar todas as pessoas. Assim, o homem deixou de ter um comportamento de usuário.
        Segundo avaliação do Worldwatch Institute (www.wwiuma.org.br): “(...) em um único dia a humanidade e suas máquinas jogam na atmosfera mais gás carbônico que todos os seus antepassados em um século. Análises de amostras coletadas de ar encapsulado no gelo do Ártico, datadas conforme sua profundidade, confirmam essa avaliação. Centenas de espécies de peixes comestíveis foram extintas em apenas trinta anos pela pesca industrial, que usa satélites para localizar cardumes e redes tão descomunais que poderiam engolfar um prédio de quarenta andares”.
        Na verdade, transformou-se em um dono descuidado, sem limite para agir quando tem um comportamento injusto na distribuição equilibrada das riquezas e na degradação ecológica. Em virtude disso, a própria criação anseia por sua libertação conforme o apóstolo São Paulo na sua carta aos Romanos, capítulo primeiro, nos versículos vinte até o vinte e dois ao ressaltar: Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”.
     Enfim, a visão de preservar à natureza tem grandes implicações.  Somente o amor de Deus no coração do homem e a sua educação ecológica proporcionariam as soluções para os problemas ambientais. Assim, os acordos internacionais como a Carta da Terra, a Agenda 21, o Protocolo de Kioto, a Conferência de Copenhagen e a (COP-17), em Durban, África do Sul e tantos outros, seriam assinados e todos compartilhariam de uma vida digna para si e seu semelhante.  Teacherv Joani C.P. – Twitter : @teachervjcp - e-mail: teachervjcp@outlook.com