UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

DEUS PRESTA ATENÇÃO EM TUDO

Em 1963, após a morte de C.S. Lewis, o famoso escritor britânico, em Oxford, na Inglaterra, em uma Capela, seus colegas e amigos se reuniram com o propósito de homenageá-lo. Em especial, porque sua obra alimentou “as chamas da fé e da imaginação de crianças e de estudiosos”. No momento do ofício fúnebre, Austir Farrer, teólogo e filósofo inglês, seu amigo bem próximo, recordou aos presentes que ele respondia à mão a cada uma das cartas dos seus leitores. Ainda destacou: “Sua atitude característica para as pessoas em geral era de consideração e respeito” e “ele pagou (...) o elogio de prestar atenção às suas palavras”.
O comportamento de Lewis teve como referência a atenção divina aos seus filhos quando dialogam com Ele. No Salmo 66, o autor ao enfrentar uma fase de muitas dificuldades, gritou  por Seu socorro. Mais tarde, agradeceu pelo auxílio, quando escreveu: “(...) Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração” (Salmo 66:19). Dessa maneira, o homem contemporâneo pode sentir como o salmista: “Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça!” (Salmo 66:20). De maneira idêntica, em horas de grandes turbulências existe a completa atenção divina.
Isso recorda o tempo da Idade Média, quando os fazendeiros guardavam suas colheitas até o aparecimento do inimigo no horizonte. Então, buscavam refúgio com seus familiares nas cidades fortificadas, com o objetivo de receber proteção contra os ataques. Durante gerações, a famosa “Carcassonne”, na França, construção no século V A.C., ofereceu segurança aos romanos, gauleses, visigodos, francos e franceses. De forma similar, os filhos de Deus usufruem constantemente do cuidado divino. Por isso, o livro de Provérbio diz: “Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro” (Provérbios 18:10). O vocábulo “seguro” significa “estabelecido no alto fora de perigo”. Assim, “em bons e maus momentos, Deus é o nosso lugar seguro de descanso”.
Há inúmeros problemas que fazem o sono desaparecer nas madrugadas, sem proporcionar um descanso calmo e sereno. Em muitas situações, a insônia tem sido provocada por pensamentos ansiosos, de enorme preocupação ou mesmo de culpa. É nessa hora que o Rei Davi no Salmo 04 pode ajudar, porque pediu misericórdia a Deus para atender sua prece: “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração” (v.01). Ele recordou da atenção divina quando suplicou por proteção – “O Senhor me ouve quando eu clamo por ele” (v.03). Ainda por cima, encoraja: “(…) consultai no travesseiro o coração e sossegai” (v.04.).

Enfim, quando as pessoas concentram suas mentes na bondade, na misericórdia e no amor divino por seus filhos, descansam na Sua proteção. Então, poderão declarar: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (v.8). Mesmo quando não conseguem dormir, naquelas noites angustiantes, Deus proporcionará tranquilidade e paz aos seus corações, porque presta atenção em tudo. Teacherv Joani C.P. - Twitter: @teachervjcp - E-mail: teachervjcp@outlook.com