UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A PRESENÇA DE DEUS NAS PROVAÇÕES

Em 1924, antes de ir à China como missionário, o atleta escocês Eric Liddell, retratado no filme “Carruagens de Fogo”, conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. Em 1941, devido ao início da Segunda Guerra Mundial, enviou sua família em segurança ao Canadá, mas ficou na China. Logo após, com outros cidadãos britânicos e americanos foi enviado para um campo de concentração japonês. Depois de meses naquele lugar, desenvolveu um tumor cerebral.
Nas tardes de domingo, próximo ao hospital, uma banda sempre fazia apresentações. Então, Liddell pediu para os músicos tocarem sua canção favorita “Descansa, ó alma”. Enquanto ouvia, ele recebia o conforto com a letra da música: “Confia, ó alma! A hora vem chegando! Irás com Cristo, o teu Senhor, morar. Sem dor, nem mágoas gozarás cantando As alegrias do celeste lar! Descansa, ó alma; agora há pranto e dor; Depois o gozo, a paz, o céu de amor!” Na sua biografia, registra ter ensinado a canção a outros prisioneiros antes de sua morte, em 1945.
A mensagem confortadora da canção preferida do atleta/ missionário transmite o ensino do Rei Davi no Salmo 46, versículo 19, quando escreveu “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra”. Diante dessa verdade, em horas difíceis o homem pode descansar e acalmar todos os seus temores. Como afirma o poeta americano: “O sopro do conforto de Deus silencia o barulho das provações”.
Isso lembra a experiência de um estadunidense. Quando pequeno, seus tios o levaram para conhecer um belíssimo lago. Enquanto seus primos brincavam nas ondas, ficava à sua margem. Então, seu tio lhe perguntou, “Você sabe nadar?” “Não”, respondeu o menino. E ele lhe disse. “Não se preocupe, levo você até o fundo.” “Mas é muito fundo,” respondeu. “Só segure em mim. Você confia em mim?” “Sim”, afirmou o garoto. Então, começou a caminhar para dentro das águas.
De repente, já não tocava o fundo, o tio novamente afirmou, “Estou segurando você. Estou segurando você”. Finalmente assegurou, “Pronto, aqui você pode ficar em pé.” O menino estava com receio, porque pensou que ainda estava na parte mais funda, mas confiou e sentiu seus pés em um banco de areia.
De forma similar, quantas situações o ser humano entra em desespero “como se estivesse se afogando em águas profundas”? Principalmente, diante de tantos problemas existenciais e complexos. Deus nunca prometeu uma fuga dos mares tempestuosos da vida, mas: “(…) De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5) e “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão (…)” (Isaías 43:2). Conforme o escritor norte-americano ressaltou: “Antes que o seu fardo o vença, confie que Deus o acolherá em Seus braços”.
Por isso, o profeta Jeremias escreveu: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele” (Lamentações 3:22-24). Do mesmo modo, Moisés  ressalta: “(…) o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará” (Deuteronômio 31:6). Esse é um amor no qual se pode confiar e o maior privilégio daqueles que confiam em Deus, pois desfrutam da Sua presença nas provações. Teacherv Joani C.P. – Twitter : @teachervjcp - e-mail: teachervjcp@outlook.com