UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

OS BENEFÍCIOS DA AMIZADE

Cícero, um dos mais influentes pensadores do Império Romano, ao analisar os benefícios da amizade disse: “A amizade melhora a felicidade e abate o tormento, duplicando nossa alegria e dividindo nosso pesar.” Do mesmo modo, o rei Salomão refletiu a sua importância em seu livro Eclesiastes, no capítulo 04, nos versículos nove e dez quando ressaltou: (...) “melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante”. Afinal, o nosso viver sem uma comunhão fraternal pode nos levar a caminhos tristes e solitários.
Nos tempos do Velho Oeste americano, segundo o escritor de faroestes Stephen Bly havia dois tipos de amigos: “os que fogem e os que permanecem ao seu lado. Ao primeiro sinal de perigo, aqueles que fogem, desapareceriam — abandonando-o diante de qualquer perigo que você enfrentasse. No entanto, aqueles que permanecem, ficariam com você sob quaisquer circunstâncias”. De fato, nós não sabemos quem são os nossos até os momentos difíceis.
Em vez de estar somente atento a isso, também necessitamos avaliar como nós temos sido leais aos nossos companheiros. No término de seu ministério o apóstolo São Paulo esperava a sua morte. No entanto, antes da sua execução, muitos o abandonaram. Em sua última carta de II Timóteo, mencionou a fuga de Dimas, mas fez questão de deixar registrado: “Somente Lucas está comigo”. Por um lado, triste com o abandono, mas por outro, reconfortado, porque não estaria só naquele momento de provação.
No livro de Provérbios, no capítulo 17, em seu verso 17, o texto nos orienta para “em todo tempo amar o amigo”. Principalmente, nas horas de adversidade, pois precisamos de alguém para confiar, além de juntos derramarmos nossas lágrimas. Qual tem sido nosso comportamento quando as pessoas próximas a nós atravessam vales sombrios? Nunca devemos esquecer um provérbio americano: “Um verdadeiro amigo permanece conosco em tempos de provações”.
No Velho Testamento, vemos esse exemplo real na amizade de Jônatas e Davi. Eles eram leais e ajudavam um ao outro quando ambos enfrentavam dificuldades (I Samuel 19:1,2; 20:12,13). O relacionamento teve sua fase crucial quando Davi fugia do Rei Saul, pai de Jônatas. O livro de Samuel apresenta sua atitude ao fazer a seguinte narrativa: “Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus” (I Samuel 23:16). Com certeza, os amigos auxiliam o fortalecimento em Deus nas horas mais complexas da vida.

Enfim, em um contexto social cada vez mais voltado para os relacionamentos de interesse, sejamos mais concentrados no que podemos oferecer de forma sincera e verdadeira aos nossos amigos. João Crisóstomo (347-407d.C.), arcebispo de Constantinopla ainda destacou que “como as flores deixam cair suas suaves folhas no chão ao seu redor, assim os amigos derramam graça nos lugares em que habitam”. Por isso, Jesus Cristo demonstrou e ensinou como deve ser a nossa atitude ao dizer: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (Evangelho de São João 15:13). Teacherv Joani C. P. – Twitter: teachervjcp – E-mail: teachervjcp@outlook.com