UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A AUTORIDADE DOS PAIS

A falta de respeito às autoridades está presente em todos os espaços sociais. Os estudiosos observam sua origem (...) “na Infância – num lar onde os pais negligenciam o controle da autoridade, a criança se desenvolve com uma natureza rebelde. Depois, na adolescência – convivendo com coleguinhas resistentes ao controle da autoridade, o adolescente tenderá a assumir um espírito de rebeldia. Se não houver uma correção, as consequências virão na Idade adulta”.
Devido a isso, a falta de limites tem sido um dos problemas mais sérios da família contemporânea. Em uma mudança de posições, cada vez mais os filhos “mandam” e os pais ficam à mercê de suas vontades. O filósofo Dante Donatelli, em seu livro ‘A vida em família - As novas formas de tirania’, afirma que “Cada vez mais os adultos se sentem menos preparados a serem responsáveis, e, por conseguinte, terem autoridade diante dos seus filhos. Pai é pai, e não amigo”.
A grande questão tem sido debatida em todas as classes sociais: Como orientá-los com valores éticos, morais e cristãos? O apóstolo São Paulo, em sua carta aos Efésios escreve com profundidade a respeito do assunto, com a seguinte observação: “E vós pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 06:04). Infelizmente, a “liderança familiar tem provocado seus filhos à ira”, com brigas e discussões constantes, envolvidas em um sentimento de rancor e ódio.
Deus estabeleceu os pais como autoridade em relação aos seus filhos. Nenhum pai tem respeito quando não cumpre às regras estabelecidas. Na verdade, o ato de cobrar obediência, sem o amor, provocará a perda de seu valor paternal. Além disso, a hipocrisia é observada, principalmente nos adolescentes. Seria fundamental reconhecer os erros e pedir perdão, porque um comportamento assim pode restaurar o relacionamento familiar.
Alguns, quando estão com o temperamento alterado procuram disciplinar e em muitos casos “descontam nos filhos”. O autor da carta aos Hebreus 12:11 ressalta que sem amor, a disciplina não “(...) produz fruto pacífico”. O fundamental é estabelecer uma ótima comunicação no lar. Tudo deve ser regido por normas claras, quando transgredidas e houver punição, todos estão conscientes dos seus  erros.
Ademais, é necessário ouvir os filhos e sempre estar sensível às suas carências. Eles necessitam da atenção e encorajamento, mas tomar o máximo de cuidado com as reclamações: “os meus pais somente criticam...”! Lembre-se que eles esquecem às advertências com facilidade, mas a aprovação marcará suas vidas para sempre.
No livro de Deuteronômio 06:01-09, há uma orientação aos pais para exercerem sua autoridade em relação aos filhos. O texto sugere algumas perguntas: Deus é o primeiro na sua vida? Tem orientado os filhos a viver segundo os padrões bíblicos? O contato diário com eles, “assentado em sua casa”, “andando pelo caminho” ou mesmo “quando vão dormir”, estabelece um diálogo a respeito das coisas espirituais? Portanto, sem o temor de Deus, ou seja, o “respeito a Ele”, jamais os filhos aceitarão à autoridade dos pais ou mesmo de qualquer pessoa colocada em seu caminho.Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp