UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

O PAPEL DO PROFESSOR


“O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender”.
(Janoí Mamede)
        A Finlândia é referência internacional quando o assunto envolve educação. Anualmente, milhares de pessoas procuram o país, a fim de conhecer suas técnicas de ensino. Ao visitar suas escolas, todos ficam surpresos, porque esperam fantásticos equipamentos didáticos. Na verdade, suas salas de aulas são simples, com lousas e às vezes com alguns computadores. Todavia, seu segredo consiste em trabalhar um currículo diversificado e o primordial, a formação de professores. O seu primeiro-ministro faz questão de destacar: “(...) Eles são respeitados; (...) e a profissão é considerada uma das mais importantes”.
Devido a isso, nenhum finlandês exerce o magistério em qualquer nível, sem um mestrado. Após sua aprovação para o cargo, estimula-se a estudar a literatura acadêmica. Suas decisões na gestão da sala de aula não são tomadas por uma intuição cotidiana, mas com embasamento teórico. Da mesma forma, os japoneses nunca encerram a capacitação do professor, pois ele recebe novos conhecimentos até o dia de sua aposentadoria. No primeiro, segundo, terceiro, sexto e décimo segundo anos de magistério,faz cursos sugeridos pelo coordenador pedagógico de seu colégio e nos outros, escolhe os oferecidos pelo governo.
Acontece a mesma coisa com os famosos tigres asiáticos. Em Cingapura, o diretor do Instituto Nacional de Educação ressalta: "Para chegar lá, você tem que fazer duas coisas. Primeiro atrair as melhores pessoas para a profissão. Em segundo lugar, uma vez lá dentro, você dar-lhes a melhor formação." Na Coréia do Sul, a prioridade governamental é a preparação dos melhores profissionais. Ainda por cima, orgulha-se de pagar os salários mais altos em nível mundial.
          Enquanto que o Brasil está na posição similar do ano anterior, 88º lugar de 127 no ranking educacional da Unesco, o braço da ONU (Organização das Nações Unidas) para a cultura e educação.  Ele está entre os de nível "médio" de desenvolvimento, atrás de Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia. E o pior, os estudantes de pedagogia são os de menor nota nos vestibulares ou no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Infelizmente, o magistério é atribuído para aqueles com maiores dificuldades em todos os sentidos. Além do mais, o professor tem uma renda 40% menor que o salário de um profissional com a mesma escolaridade. As pesquisas comprovam que as nações com ofertas de salários elevados, conquistam “ótimas cabeças” para gerenciar educação. Em síntese, a reforma educacional finlandesa levou três décadas para se consolidar. Se os brasileiros desejam realizá-la, devem urgentemente começar com a valorização do papel do professor. Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp