UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

HARMONIA NO LAR – ORDEM NO PAÍS

"Se houver harmonia no lar, haverá ordem no país”, diz um provérbio chinês. A união da família é o fundamento essencial para a edificação de uma sociedade, pois a sua fragmentação causará uma grande ruína. Diante desta realidade, existe a necessidade de estar atento a quatro atitudes predominantes: "Agarre todo o prazer, porque você passa por esta vida só uma vez!" – secularização; "Ganhe mais, compre mais, construa mais!" – o materialismo;  “A imoralidade e a perversão por vias dos veículos de comunicação – sensualismo e a "Glória ao homem nas maiores alturas – fora com a divindade"  o humanismo.
Na verdade, são pensamentos que têm conseguido enfraquecer a vida familiar, porque se opõem ao modelo desenhado por Deus para a edificação de um matrimônio feliz. Ele o criou e colocou o exemplo na Bíblia. Ao lê-la, há a descoberta de orientações para os cônjuges e seus filhos. O apóstolo São Paulo escreve em sua carta aos Efésios, capítulo 05, versículos 21, a seguinte verdade: "Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo".
Sendo Jesus, o Senhor dos lares, cria-se um tratamento respeitoso entre os membros, conforme suas instruções. O marido não pode viver a seu modo o tempo todo, nem a mulher ou os filhos. Eles devem viver com o propósito de fazer as coisas à maneira de Deus. Em determinadas situações, vem o pensamento: "O homem não pode demonstrar fraquezas. Deve usar uma máscara, ocultar seus verdadeiros sentimentos". Todavia, a colocação é falsa!
A Bíblia ensina que o esposo deve contar com sua esposa, e ela descansar nele como o guia espiritual do casamento. Isso não significa existir inferioridade entre eles, porque ambos são iguais aos olhos de Deus. O apóstolo São Paulo deixa isto claro, quando analisa o assunto na sua carta aos Gálatas, no capítulo 03, versículo 28: "Não pode haver (...) nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus".
           Entretanto, o universo familiar precisa de um líder para se viver em harmonia. Deus designou o homem para assumir esta responsabilidade e exercê-la com amor. Às vezes, as esposas são melhores para tomar decisões. Não obstante, elas descansam no marido e com frequência, eles confiam nos seus conselhos e advertências.
Por conseguinte, os filhos têm mais facilidade em respeitar e obedecer quando observam à submissão mútua dos pais, conforme a carta do Apóstolo São Paulo aos Efésios 06:01-03: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra teu pai e a tua mãe( que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.
 Em especial, se forem disciplinados em amor, para o seu próprio bem, de acordo com a orientação do livro de Hebreus 12:05-11: “(...)  É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? (...)Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” Por isso, se faz necessário ler à Bíblia, orar diariamente com a família, com o propósito de aprender mais a respeito do modelo criado por Deus, a fim de produzir lares felizes e ordem no país. Teacherv Joani C. P. - TWITTER: @teachervjcp