UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

PAIS E FILHOS...

Todos os dias, os veículos de comunicação apresentam histórias lamentáveis dos relacionamentos familiares. Em especial, pela falta de respeito às leis e aos pais. Devido a isso, algumas questões sempre são debatidas: “Como ensinar valores éticos e morais aos filhos?” “Como conscientizá-los da importância da honestidade, integridade e respeito aos direitos das outras pessoas?”
Na época do apóstolo São Paulo, havia os mesmos problemas e ele orientava da seguinte forma: “E vós pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 05:22). Infelizmente, quantas crianças crescem em lares cheios de ira ou mesmo  com atitudes de desprezo. Por isso, “os pais nunca devem esquecer que se eles mesmos forem exemplos, torna-se mais fácil ensinar obediência aos filhos”.
No contexto social atual, algumas faltas são tão comuns em momentos de irritação nos lares, com palavras muito agressivas. Elas jamais seriam ditas em momento de tranqüilidade no seio familiar. Assim, quando o “papai e a mamãe” confessam seus erros, pedem o perdão, os filhos percebem as atitudes amorosas para com eles. “Os adolescentes nunca desejam uma família perfeita, todavia a desejam honesta”.
Além do mais, muitas famílias sofrem da ausência de uma ótima comunicação entre os seus membros. Diante desta realidade, há importância em esclarecer algumas normas para um bom convívio: 1°) Estabelecer as ordens;2°) Comunicar os direitos e deveres; 3°) Expor aos filhos que em caso de desobediência, a disciplina será cobrada.  Na verdade, “é fundamental terem consciência de seus limites, porque isso oferece segurança a eles.
O escritor estadunidense Jaime Kemp, especialista na área de aconselhamento para casais, afirma em um de seus livros: “Deus coloca os pais, como autoridade principal na vida dos filhos. Creio que a maioria deles não reconhece com grande é esta responsabilidade, pois são canais para que Deus dirija os filhos dentro da vontade d’ Ele”.
Em Deuteronômio 06:01-09, Moisés ensinou como os pais do povo de Israel deveriam educar seus filhos: Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres;para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias.Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais.Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos;e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.
Portanto, algumas questões importantes para conquistar filhos obedientes: “Tem amado a Deus de todo o seu coração?”; “Sempre os orienta através da Bíblia?”; “Há o diálogo a respeito das coisas espirituais?” Os momentos mais memoráveis dos pais são quando à noite, ajoelham à beira da cama dos seus filhos e eles abrem os seus corações para Deus.  A simplicidade do seu amor e confiança enquanto oram profundamente, dissipam as dúvidas e medos na vida familiar. Como diz a letra de uma antiga canção de ninar: As crianças são jóias preciosas de Deus — ajude-as a brilhar”. Teacherv Joani C.P. – TWITTER: @teachervjcp - e-mail: teachervjcp@outlook.com