UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E ESCOLA

“Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, as suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento” (Paulo Freire).
 

Na verdade, para transformar em algo real as palavras sábias do famoso educador brasileiro, cada vez mais as pesquisas em nível internacional comprovam que a qualidade educacional depende de uma parceria entre a família e a escola. Elas são as bases na construção do caráter e da personalidade do ser humano. Para tanto, ambas devem seguir critérios conjuntos, além de preparar os filhos/estudantes para o exercício da sua cidadania, com capacidade para enfrentar os problemas do seu contexto social.

Devido a isso, os pais precisam conversar em casa a respeito do currículo estudado em sala de aula, com a valorização das regras estabelecidas pela escola. Ademais, nunca esquecer que muitas vezes determinados problemas no espaço escolar, os filhos mesmos devem saná-los, principalmente no campo da socialização. Enfim, estar presente nas reuniões de pais, com o propósito de conhecer o desempenho dos alunos e de suas dificuldades.
Outro fator de máxima importância refere-se à própria escola cumprir os alvos estabelecidos com as famílias, em relação às propostas pedagógicas.  Se isso não acontece, existe uma falta de coerência entre o falar e a prática educacional, porque “o aluno é o elemento mais importante no processo ensino/aprendizagem”. Na medida do possível, sempre criar oportunidades para uma participação maior dos familiares nas atividades escolares, com o propósito de existir uma relação intima com a família.

O escritor Adriano Bonomi destaca muito bem essa questão, em seu livro “O relacionamento entre educadores e pais” com a seguinte colocação: “(...) a formação escolar reside no relacionamento de três personagens: o estudante, os pais e os educadores. Através deles “há uma inserção da criança na vida escolar, além de representar a ação conjunta rumo à consolidação de uma pedagogia voltada para a infância”.
Em síntese, a palavra educar pela sua etimologia “educere”,  significa “conduzir a partir de”, ou seja, “educar é ajudar a ser, permitir que se seja”, um desafio a ser compartilhado pela família e escola. Por isso, pais e educadores necessitam de uma cumplicidade para oferecer uma educação integral. Assim, seus estudantes/filhos serão indivíduos altamente competitivos, dotados de valores éticos, de autonomia e senso crítico, os quais poderão contribuir para a construção de uma sociedade mais justa

Teacherv Joani C.P. - Twitter: @teachervjcp