UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A ERA DA ANSIEDADE

A palavra ansiedade está presente há milênios na história dos povos. O seu primeiro uso como conhecemos veio do alemão: “Angst”; originário do grego/latim: “angor” e do egípcio “ankh”. Naquela época, era o nome dado ao símbolo do sopro da vida, ou seja, “a primeira tomada de ar de uma criança no momento do nascimento – sua raiz antiga estava relacionada à respiração – ou à sua falta”. A idéia de “era da ansiedade" nasceu antes do computador, internet ou celular. 
Na verdade, podemos observá-la pela primeira vez em 1947, em um poema do inglês Wystan Hugh Auden, que, desiludido com a humanidade depois da 2ª Guerra Mundial, “criticou o homem e sua busca sem sentido por significado”. Em 1967, o doutor Aubrey Julian Lewis, professor do Instituto de Psiquiatria de Londres, a descreveu como “um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo”. Hoje, temos mais de 300 mil livros e 100 mil artigos científicos a respeito do tema, por isso o seu número cresce diariamente.  
Devido a isso, há mais de dois mil anos atrás, o apóstolo São Paulo ofereceu a nós uma maneira para combatê-la quando disse: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 04:06-07 ).
A oração é o caminho para nossa liberdade desse mal tão presente no cotidiano do século XXI. Ela foi o recurso ensinado e praticado por Jesus Cristo ao viver entre nós. De maneira bem realista, espontânea; uma comunhão singela, a qual resulta em uma paz interior e a certeza de que Deus está no pleno controle de todas as circunstâncias da nossa vida.
Ao fazê-la, falemos da preocupação presente em nosso coração, como quem descarrega para um amigo, todas as alegrias e dores. Contemos os problemas, a fim de Deus confortar-nos. Narremos às tentações, porque Ele pode dar proteção; mostremos as feridas da alma, pois somente Sua ação divina produzirá nossa cura interior.
Além do mais, devemos nunca deixar de explicar nossas indiferenças, para com o bem, inclinação para o mal e as instabilidades das nossas emoções. Destaquemos nosso egoísmo, levando a amar somente a nós mesmos, tornando um ser injusto para com o próximo. Ainda por cima, nossa vaidade tenta a sermos insinceros e o nosso orgulho nos ‘mascara’, fazendo conosco algo terrível e não enxergamos quem somos para nós mesmos. Por isso, os indivíduos ao nosso redor ficam com uma imagem falsa da nossa pessoa.
Portanto, se derramarmos dessa maneira perante Deus às nossas fraquezas, as nossas necessidades e os nossos problemas não teremos falta de assunto para conversarmos com Ele. Além de jamais acabar nosso diálogo, renovando-se diariamente e as pessoas sem segredos, não medem suas palavras, porque não há nada guardado consigo e nem precisam procurar coisas para dizer. Assim, falam do que está cheio o coração, sem parar para uma ponderação, pois expõem seus pensamentos. Enfim, felizes são aqueles que conseguem atingir esse grau de familiaridade e profundidade em sua comunhão com Deus. Teacherv Joani C. P. - TWITTER: @teachervjcp