O educador Paulo Freire revolucionou o
sistema de ensino brasileiro com um legado de sabedoria à humanidade. Uma
de suas frases mais famosas ressaltava que “Ninguém educa ninguém,
ninguém educa a si mesmo; os homens se educam entre si, mediatizados pelo
mundo”. Em suas obras seu pensamento pautava na seguinte filosofia: “(...)
o processo de ensinar e aprender pressupõe a existência de encontros”. Tudo
está inteiramente relacionado à comunicação, pois antecede a todas as
tecnologias. Assim, segundo ele: “(...) é atributo humano produzir e
transmitir conhecimento com autonomia”.
Nos dias atuais, a humanidade
conquistou uma ferramenta autônoma chamada “internet”. Ela capacita
o usuário a acessar a maior biblioteca do mundo. Se for explorada para fins
educativos, pode se transformar em um grande auxílio ao professor para
revolucionar o sistema de ensino. No entanto, para sua ocorrência existe a
necessidade de profissionais preparados para trabalhar com uma das maiores
criações tecnológicas do século XX.
Na verdade, o objetivo primordial da
educação com o uso da internet é despertar a criatividade do estudante, além do
interesse dele em relação à leitura e à escrita, a fim de contribuir para a
melhoria do processo ensino-aprendizagem. O professor José Manuel Moran deixou
bem claro essa premissa ao afirmar em uma das suas últimas entrevistas: "A
Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender". Ainda
por cima, tem levantado um enorme dilema: “Como gerenciar um grande
quantidade de informações com qualidade”!
Em meio a esse desafio, a história
universal comprova que em todas as épocas o homem sempre sobreviveu pela sua
interação com o outro de forma colaborativa. Por isso, hoje cabe ao professor
de acordo com o pesquisador espanhol Moran da Universidade de São Paulo, dois
papéis: "ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma
compreensão maior da vida". A boa notícia segundo ele: "hoje
temos a possibilidade de os alunos participarem de ambientes virtuais de
aprendizagem". Assim, a grande tarefa seria "motivá-los
a continuar aprendendo quando não estão em sala de aula".
Enfim, o uso da internet na educação pressupõe
um comportamento do professor diferente do convencional. Há tempos deixou a
função de "informador", o que centralizava todo conhecimento. Hoje, a
informação está em inúmeros bancos de dados na famosa “nuvem virtual”. Dessa
forma, o educador tem a responsabilidade de coordenar o processo de
aprendizagem. Sua missão deve sensibilizar os estudantes, estimulá-los
para a importância do estudo, inteiramente voltado para os seus interesses.
Portanto, mais do que tecnologia, o processo ensino-aprendizagem é a capacidade
autêntica do professor de estabelecer uma relação de confiança com seus
estudantes, pelo equilíbrio e competência quando faz seu trabalho. Teacherv
Joani C. P. - TWITTER: @teachervjcp