UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO



O educador Paulo Freire revolucionou o sistema de ensino brasileiro com um legado de sabedoria à humanidade. Uma de suas frases mais famosas ressaltava que “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Em suas obras seu pensamento pautava na seguinte filosofia: “(...) o processo de ensinar e aprender pressupõe a existência de encontros”. Tudo está inteiramente relacionado à comunicação, pois antecede a todas as tecnologias. Assim, segundo ele: “(...) é atributo humano produzir e transmitir conhecimento com autonomia”.
Nos dias atuais, a humanidade conquistou uma ferramenta autônoma chamada “internet”. Ela capacita o usuário a acessar a maior biblioteca do mundo. Se for explorada para fins educativos, pode se transformar em um grande auxílio ao professor para revolucionar o sistema de ensino. No entanto, para sua ocorrência existe a necessidade de profissionais preparados para trabalhar com uma das maiores criações tecnológicas do século XX. 
Na verdade, o objetivo primordial da educação com o uso da internet é despertar a criatividade do estudante, além do interesse dele em relação à leitura e à escrita, a fim de contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O professor José Manuel Moran deixou bem claro essa premissa ao afirmar em uma das suas últimas entrevistas: "A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender". Ainda por cima, tem levantado um enorme dilema: “Como gerenciar um grande quantidade de informações com qualidade”!
Em meio a esse desafio, a história universal comprova que em todas as épocas o homem sempre sobreviveu pela sua interação com o outro de forma colaborativa. Por isso, hoje cabe ao professor de acordo com o pesquisador espanhol Moran da Universidade de São Paulo, dois papéis: "ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida". A boa notícia segundo ele: "hoje temos a possibilidade de os alunos participarem de ambientes virtuais de aprendizagem". Assim, a grande tarefa seria "motivá-los a continuar aprendendo quando não estão em sala de aula".
Enfim, o uso da internet na educação pressupõe um comportamento do professor diferente do convencional. Há tempos deixou a função de "informador", o que centralizava todo conhecimento. Hoje, a informação está em inúmeros bancos de dados na famosa “nuvem virtual”. Dessa forma, o educador tem a responsabilidade de coordenar o processo de aprendizagem.  Sua missão deve sensibilizar os estudantes, estimulá-los para a importância do estudo, inteiramente voltado para os seus interesses. Portanto, mais do que tecnologia, o processo ensino-aprendizagem é a capacidade autêntica do professor de estabelecer uma relação de confiança com seus estudantes, pelo equilíbrio e competência quando faz seu trabalho. Teacherv Joani C. P. - TWITTER: @teachervjcp