UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

CUIDADO COM OS SEGREDOS


         Recentemente, a revista norte-americana "US Weekly" publicou fotos comprometedoras de uma atriz com um diretor de cinema, com o qual havia trabalhado em seu último filme. O escândalo teve divulgação em nível mundial pela fama dos envolvidos no episódio. Devido a isso, eles apresentaram seus depoimentos à revista estadunidense “People”. Ela disse: "Lamento muito por todo o constrangimento e dor que causei às pessoas próximas a mim e a todos os afetados por esta história. Esta imprudência momentânea comprometeu aquilo que tenho de mais importante na minha vida, uma pessoa que amo e respeito muito(...). Da mesma maneira, ele declarou: "Estou completamente abalado pela dor que causei à minha família. Minha linda mulher e filhos adoráveis são tudo que tenho neste mundo. Eu os amo com todo meu coração. Estou rezando para que possamos enfrentar tudo isso juntos”.



            “O homem não pode ver sem os olhos, nem escutar sem os ouvidos ou sentir sem o tato”. Em compensação, reúne curiosidade, indiscrição, irreverência e sensacionalismo ao invadir ambientes alheios, com o auxílio de aparelhos altamente sofisticados. Em tempos passados, a porta da casa era o limiar sagrado, onde ninguém podia transpor, a não ser com o consentimento dos moradores. Diante desse realidade, as descobertas dos segredos eram mais difíceis. Hoje, os meios de esclarecer muitas coisas ocultas são grandes e a tecnologia avançada coloca tudo em evidência, como foi o caso do famoso WikiLeaks’, “uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis”.



            Estes fatos revestem de modernidade, o escândalo ocorrido há cerca de mil anos antes de Cristo, envolvendo um homem extraordinário, dono de uma insuperável delicadeza de espírito, mas deixou-se levar por uma tentação. O pecado dele, líder civil e religioso, foi praticado em oculto, de maneira bem cuidadosa.  Não obstante, tornou-se o caso de adultério mais famoso da história universal. Quem não conhece o incidente bíblico do Rei Davi e Batseba ou Betseba? O próprio culpado, depois de tomar consciência do seu erro, escreveu a mais bela e comovente página de confissão e arrependimento da qual se tem notícia, o famoso Salmo 51(50): “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”.



            Na verdade, ele não foi obrigado a reconhecer e confessar aquela séria transgressão contra Deus, porque alguém o denunciou ou existiam fotos, vídeos, gravações comprometedoras! Ninguém – entre seres humanos – ficou sabendo do ocorrido. "Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do Senhor" (II samuel 11:27). E Deus, revelou ao profeta Natã e o mesmo entregou ao transgressor à incômoda, mas libertadora notícia, "Deus sabe de tudo e agirá”.



            Por isso, ele assumiu a responsabilidade do seu ato, aceitou a repreensão divina e dos homens. Dessa forma, alcançou o absolutamente indispensável: "perdão, purificação e restauração" (não sem lágrimas). Se o segredo for bem sucedido na luta contra as espionagens e chantagens dos homens – não seja ridículo em tentativas de escondê-lo de Deus. “Ele vê sem os olhos e ouve sem os ouvidos”. TEACHERV JOANI C. P. – TWITTER: @teachervjcp