UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

EDUCAÇÃO X CONSUMISMO



No século I, o autor do DIDACHE (60 a 100 D.C.), também conhecido como “O Ensino dos Doze Apóstolos”, educava sabiamente os indivíduos do seu tempo: “Nunca volte às costas aos necessitados, divida todos os seus bens com seus irmãos, nunca reivindique que algo é particularmente seu: se você e seu próximo são co-participantes de coisas imortais, quanto mais de coisas mortais”.

Em contrapartida, no século XXI, a “onda consumista” levou o homem a comprar produtos e serviços sem necessidade e consciência. Dessa forma, surgiu a chamada “Sociedade de Consumo”, a qual não pensa nas carências do seu semelhante. Há exemplos assustadores como nos Estados Unidos, o valor das compras feitas por crianças e adolescentes atinge 30 bilhões de dólares. Sem deixar de mencionar que no noroeste da Alemanha, os alemães, holandeses e belgas podem chegar ao Shopping Center de Oberhause, um paraíso de consumo do tamanho de 200 campos de futebol. Enquanto isso, 70 milhões de africanos não sabem de onde virá a sua próxima refeição. Nunca houve “tanta” riqueza e “tanta” pobreza como nos dias atuais.


Diante dessa realidade, o rabino Henry Sobel afirmou que “A obsessão do ser humano contemporâneo por posses materiais nada mais é do que um sintoma exterior de uma profunda fome interior, uma fome que não provém do estômago e sim do espírito”. Na verdade, é a instalação de um ‘buraco negro’ na alma. “Tudo que cai nele desaparece e não há nada que sacie o desejo de engolir o mundo material, especialmente as ofertas de mercado”, conforme destacou o escritor Caio Fábio D’Araujo. Na verdade, o Consumismo, não o necessário e moderado, destrói por completo a sensibilidade social e rouba a atenção, o futuro e os recursos que deveriam ser aplicados no sofrimento alheio. Isso demonstra a importância da educação transformar o contexto social.


O teólogo Leonardo Boff afirmou: “Desta vez teremos que ser coletivamente humildes e escutar o que a própria natureza, aos gritos, nos está pedindo: renunciar à agressão que o modelo de produção e consumo implica”. Ele deseja uma reflexão sobre o quanto o homem destrói o planeta Terra. Então, assiste-se a extinção de espécies, a desflorestação pelo efeito da urbanização e da agroindústria, a poluição industrial, além das mudanças climáticas que estão a preocupar todas as pessoas. Por isso, o homem deixou de ser educado para um comportamento de usuário e transformou-se em um dono descuidado, sem regras para sua ação.


Enfim, há limites para utilizar os bens naturais em relação ao consumismo e eles estão “intimamente” ligados ao respeito à natureza. Somente através do processo de ensino/aprendizagem abre-se um caminho para as gerações futuras solucionarem essas dificuldades. Assim, os acordos internacionais como a Carta da Terra, a Agenda 21, o Protocolo de Kioto, a Conferência de Copenhagen, a (COP-17), em Durban, África do Sul e a Rio + 20, no Brasil em 2012, seriam assinados por todos e a humanidade compartilharia de uma vida digna.   TEACHERV JOANI C. P. – TWITTER: @teachervjcp