UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

DEUS É O MESMO EM TODOS OS MOMENTOS

Durante as últimas semanas, os noticiários mostraram os fatos mais importantes; o sucesso e as falhas de pessoas famosas, desastres naturais, desafios econômicos, a morte de celebridades e líderes. Os eventos mais surpreendentes ficaram em destaque. Se fizéssemos uma retrospectiva o que apareceria em nossa lista? Os acontecimentos inesperados nos fizeram questionar Deus ou experimentar mais profundamente Sua bondade?
Infelizmente, a cidade de Pincher não existe mais em Oklahoma, nos Estados Unidos. No princípio do século 19, ao lermos sua história, tomamos conhecimento da sua enorme produção de chumbo e zinco. Eles foram os materiais usados para preparar o armamento americano nas duas grandes guerras mundiais. Paralelamente, com o esgotamento dos minérios, veio uma terrível poluição. Assim, o governo condenou toda sua área urbana, porque se transformou em um local tóxico.
Na crise financeira americana há três anos, um viúva teve a infelicidade de perder um terço da sua renda após a falência do banco, no qual depositava sua total confiança. Como os nossos jornais ainda relatam esses fatos, o “The Wall Street” destacou na época suas palavras, com o propósito de exemplificar o sentimento das pessoas que passavam por uma situação similar: “Você pensa, ‘isso não pode estar acontecendo’. O que ainda é seguro?”
O mesmo pode ocorrer conosco, uma vida próspera pode parecer eterna, maravilhosa e nunca pensamos em possíveis desvantagens. Isso aconteceu com o Rei Saul, no começo um bom governante, mas ao buscar o sucesso, não percebeu os danos causados tanto a si como ao seu povo. Ao deixar de observar à palavra de Deus, agiu “nesciamente” (I Samuel 13:13-14) e perdeu  o seu reino, porque “é impossível ser bem-sucedido sem Deus”.
Diante desta verdade, recordamos do tema da equipe de futebol inglês Liverpool, “You’ll Never Walk Alone” (Você nunca caminhará sozinho).  Ao assistir o jogo é emocionante ouvir os milhares de torcedores a cantar aquela linda melodia. Eles demonstram uma cumplicidade com os jogadores até o final da partida. Da mesma forma, o homem foi criado para viver em comunhão com Deus e seu próximo. Por isso, “O isolamento e a solidão são experiências muito dolorosas”.
Durante os momentos difíceis, a nossa fé torna-se vital. Não necessitamos temer o abandono, mesmo dos amigos ou das circunstâncias que nos separam daquelas pessoas amadas por nós. Deus nos consola quando afirma: “(…) De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5). Isso não é apenas uma letra de uma música, mas a promessa divina àqueles que são objetos de Seu amor. A Sua presença conosco é um dos Seus maiores presentes.
Quando acreditamos plenamente nisso, nos recordamos dos pássaros quando alimentam sua família. Os filhotes ficam com as bocas abertas e os olhos fechados. Eles estão acostumados ao tratamento amoroso, além de confiar no alimento oferecido por sua mãe. Esse é o tipo de relacionamento que temos com Deus, que se compara a uma mãe: “Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei (…)” (Isaías 66:13). “Quando confiamos em Sua bondade, somos alimentados por Sua fidelidade e o seu cuidado divino nos cerca, porque Deus é o mesmo em todos os momentos da nossa vida”. Teacherv Joani C. P. – TWITTER: @teachervjcp