UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

TEM MISERICÓRDIA DE NÓS, SENHOR!

1983
       Há duas semanas, o nosso jornal brasileiro “Folha de São Paulo”, um dos maiores veículos de comunicação do país, trouxe dados colhidos pelo seu órgão de pesquisa Datafolha na capital paulista. A manchete apresentava a nós seus leitores que o “Maior medo é o de jovem se envolver com drogas”. Na verdade, o estudo foi refeito, pois em 1983, tudo estava voltado para a questão econômica, um dos maiores temores daquele momento histórico. O Índice Geral de Preços da Fundação Getulio da época mostravam uma inflação de 200%. 
Entretanto, em 2013, 45% dos cidadãos participantes das entrevistas estão preocupados com o uso de entorpecentes pela juventude. De acordo com a reportagem: “Em 30 anos, paulistano trocou medo da inflação pelo temor dos tóxicos”! As informações mostram que independentemente dos dias de hoje, há tempos a população sofre com as tensões nos grandes centros. Por isso, a metrópole transformou-se “em uma cidade do medo”. Diante dessa situação difícil na nossa querida “terra da garoa”, clamamos todos os dias: “Tem misericórdia de nós, Senhor”.
       De fato, ela é um dos atributos de Deus. A Sua atuação nesta área está intimamente relacionada às necessidades, às angústias, às limitações e os desmerecimentos do ser humano. Assim como o remédio existe por causa das enfermidades, oferece alívio nos momentos mais complexos da nossa vida. A súplica tem sido feita com bastante frequência, principalmente nas horas de:
     AFLIÇÃO – Quando os sonhos, as ilusões, as oportunidades, as estabilidades, a saúde, os bens e tudo aquilo adquirido com muita batalha e a própria vida parece não ter mais sentido. Não há mais pontos de apoio e sequer enxergamos uma luz, ao desaparecer toda esperança de salvação e nada mais resta, exceto Deus;
        DESLEALDADE Solicitamos naquele momento em que o próprio Deus nos declara culpados pelos nossos erros. Abandonamos as desculpas e explicações sutis e não aceitamos nossa inocência. Este foi o comportamento do cobrador corrupto de impostos dos tempos de Jesus Cristo, o qual "não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus, se propício a mim, pecador" (Evangelho de São Lucas 18:13);
     FALÊNCIA – Pedimos misericórdia ao sermos apanhados em flagrante. Em especial, quando “arrancam” nossa capa e deixam descoberta a nossa nudez e miséria. Acabam as nossas hipocrisias, argumentações mentirosas e falsas, porque todos tomam conhecimento de quem somos e o pior, o que praticamos.
 Enfim, uma conclusão importante a pensar: “MISERICÓRDIA E SOBERANIA”. Embora a Bíblia destaque: (...) “as misericórdias do Senhor não têm fim, porque se renovam cada manhã" (Lamentações 03:22), é imprescindível dizer solenemente, Deus reserva o direito de usá-la como desejar: (...)"Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer” (Êxodo 33:19) . Ele é soberano também na sua distribuição, não está sujeito a um regulamento ou código. Então, nós suplicamos: "Tem misericórdia de nós Senhor”! Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp