UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

UMA EMERGÊNCIA DO ESPÍRITO

Em março de 2011, um devastador tsunami atingiu o Japão, levando quase 16.000 vidas, uma vez que arrasou cidades e aldeias ao longo da costa. A escritora e poetisa Gretel Erlich visitou o Japão para testemunhar e documentar a destruição. Quando se sentiu incapaz de relatar o que estava vendo, escreveu um poema sobre a situação. Em uma entrevista ela disse: "Meu velho amigo William Stafford, um poeta já falecido, destacou: Um poema é uma emergência do espírito”.
Na Bíblia, encontramos a poesia a expressar emoções profundas, que vão desde o louvor a uma perda angustiosa. Quando o rei Saul e seu filho Jônatas foram mortos em batalha, Davi foi dominado pela tristeza (2 Sam. 1:1-12). Ele derramou a sua alma em um poema que chamou de Cântico do arco: “Saul e Jônatas, queridos e amáveis, tanto na vida como na morte não se separaram! (...) Como caíram os valentes no meio da peleja! Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo”! (vv.23-26).
Quando enfrentamos "uma emergência do espírito" seja triste ou alegre, nossas orações podem ser um poema para o Senhor. Embora possamos ter dificuldade para articular o que nós sentimos, nosso Pai Celestial ouve nossas palavras como uma verdadeira expressão de nossos corações.
Deus faz mais do que ouvir as palavras; Ele lê os corações. (RBC)