UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

RETROSPECTIVA ANUAL

Na última semana do mês de dezembro, as nossas mídias brasileiras e as internacionais apresentaram uma retrospectiva anual. Elas seguem o mesmo padrão – “o sucesso e o fracasso das celebridades, os desastres naturais, os desafios econômicos, o falecimento de líderes e tantos outros acontecimentos.” Dessa maneira, eles serão os fatos mais importantes lembrados daquele período histórico.
Se fizéssemos uma avaliação, o que apareceria em nossos pensamentos? Na verdade, nós tivemos numerosas experiências, mas um questionamento não poderia faltar ao balanço pessoal: “Todos os acontecimentos inesperados nos levaram a questionar ou a sentir mais profundamente a bondade de Deus?”
Diante de um olhar no espelho retrovisor da vida, a resposta vem logo aos lábios. Nele podemos perceber melhor “a permissão e a ação de Deus” para passarmos por determinadas situações. Além do motivo de pôr e tirar certas pessoas ou circunstâncias específicas em nossos caminhos. Então, observamos que em todos os momentos, jamais faltou o Seu socorro para superar as dificuldades.
Ademais, ao refletirmos como sempre nos conduziu através das “(…) obras das tuas mãos”, temos maior clareza sobre os caminhos sábios e amáveis de Deus (Salmo 92(91):4).  Da mesma forma, como o salmista, nos alegramos em ver o quanto o poder divino auxilia, direciona e administra tudo com tanta fidelidade (Salmo 111(110)).
Já no salmo 77(76), temos o lamento de um ser aflito com a impressão de que Deus não mais se importava com ele, como alguns de nós muitas vezes (vv.7-9). “Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?” (v.8). Ainda assim, mesmo em angústia, o escritor diz: “Recordo dos feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade” (v.11).  E o resultado foi uma renovação de esperança e confiança: “Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder” (v.14).
Ao iniciarmos um novo ano, há em nós aquele sentimento de perdido quanto aos direcionamentos da nossa existência, pois alguns deles até parecem confusos, nebulosos e  mesmo assustadores. No entanto, façamos uma reflexão de 2012, e vamos notar que Deus cumpriu sua promessa o ano inteiro: “(…) De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei (…)” (Hebreus 13:5-6).
Enfim, ao recordarmos, por que não escrever os acontecimentos significativos? Não tenhamos medo de incluir os problemas, as decepções e também de registrar todos os momentos da intervenção divina. Desse modo, perceberemos que em meio às experiências mais complexas, sempre tivemos a fidelidade divina. Por isso, poderemos desfrutar tranquilamente de 2013 com a confiança máxima, pois “a orientação de Deus no passado nos encoraja para o futuro”. Teacherv Joani C.P. – TWITTER: @teachervjcp