UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

O PERIGO DA GANÂNCIA

“O dinheiro não traz felicidade, mas não há dúvida que melhora a disposição de nossos credores”. (C. S.) Não desejamos estimular a cobiça de ninguém, mas ele tem um papel importante em nossas vidas. Diante disso, nos lembramos de Joe Louis, o famoso campeão estadunidense de pesos pesados quando disse: “Na verdade, não gosto de dinheiro, mas ele me acalma os nervos”.
         Ao estudarmos os textos bíblicos, temos uma enorme surpresa do quanto falam a seu respeito. Todavia, nunca se refere a ele como a segurança do homem: “Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura fitarás os teus olhos naquilo que não é nada? Pois certamente a riqueza fará para si asas,com a águia que voa pelos céus”. (Provérbios 23:04-05). Sempre destaca que Deus não se agrada de um lucro corrupto, do enriquecimento ilícito e da falta de compaixão em favor dos necessitados.
         Entretanto, observamos em nossa sociedade que tanto os ricos como os pobres sofrem da mesma enfermidade, ou seja, “a inveja dos outros e a ganância de sempre querer mais”. Por isso, o apóstolo São Paulo afirma: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele; tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (I Timóteo 06:06-10).
         O grande segredo segundo o apóstolo é a piedade, “um caminhar constante com Deus”, mais contentamento, “uma satisfação e paz interior”. Isso jamais decorre de coisas externas. Como diz o sábio grego: “Quem não se satisfaz com pouco, não se satisfaz com nada”. Nada temos trazido para o mundo, e nada podemos levar dele.
         Na peça “Rei Henrique VI”, do dramaturgo inglês William Shakespeare, o rei anda sozinho pelo seu reino e encontra dois homens que  não o reconhecem. Então um deles pergunta: “Mas se tu és o rei, onde está tua coroa?” O rei responde magistralmente: “Minha coroa está no coração, e não na cabeça; Não é adornada de diamantes nem de pedras indianas. Não é visível; minha coroa chama-se contentamento; É uma coroa que poucos reis a possuem”.
         Na verdade, para enfrentarmos o perigo da ganância, precisamos perceber os verdadeiros valores da existência humana, e a suprema importância de se estar contente com o que tem, em vez de sentir-se insatisfeito e sempre buscar mais. Ademais, nunca depositar a esperança na instabilidade das nossas posses.
Enfim, lembremos de algo ensinado pelos nossos pais quando éramos crianças. O dinheiro pode comprar o remédio, mas não a saúde. A companhia de pessoas, mas não os amigos. As diversões, mas não a felicidade. O alimento, mas não o apetite. A cama, mas não o sono. O crucifixo, mas não o Salvador. A boa vida, mas não a Vida Eterna.” Teacherv Joani C.P. – TWITTER: @teachervjcp