UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

EDUCAÇÃO ABERTA

     Não existe um momento preciso de quando a terminologia passou a ser usada, mas há tempos tem despertado o interesse dos educadores. Na década de setenta, surgiram inovações nas práticas de ensino-aprendizagem para formar crianças e houve o crescimento das universidades abertas. Nos dias atuais, com o desenvolvimento das tecnologias e a necessidade de qualificar o profissional para o mercado de trabalho, a educação aberta conquista cada vez mais o seu espaço.
         Na verdade, ela garante ao aprendiz o direito de decidir o local para o desenvolvimento do seu estudo, pois ele pode realizá-lo em sua residência, em seu ambiente de trabalho, em uma instituição de ensino ou até em pólos especializados. Dessa forma, o estudante trabalha com seu próprio ritmo de aprendizagem e é compatível com seu estilo de vida.
         Para atender a demanda, foi criada a “Academic Earth” na Internet, com o propósito de proporcionar um ensino gratuito a toda a população mundial. São aulas ministradas pelos melhores professores das universidades americanas de Yale, Stanford, Berkeley, MIT e Harvard. Assim, os alunos ampliam seus conhecimentos em Ciência da Computação, Ciência Política, Empreendedorismo, Astronomia, Medicina, Biologia Química, Direito, Economia, Engenharia e tantos outros. Alguns deles já estão traduzidos para o português.
         Além disso, o movimento procura compartilhar alguns pontos importantes: “O conhecimento deve ser livre, gratuito, aberto para uso e reuso, acessível a todos; “Os autores devem receber créditos por suas contribuições à Educação e à Pesquisa.”; Os conceitos e idéias estão conectados de forma complexa e não na forma linear com que os livros texto apresentam. Esse movimento mistura o poderoso potencial comunicador da Internet e aplica o resultado em materiais de aprendizagem que incluem: texto, vídeo, simulações interativas e jogos, que podem ser livremente utilizados e reutilizados em novos contextos, por qualquer pessoa.”
  Diante dessas mudanças, a famosa bióloga estadunidense, Dra. Marian Diamond da Universidade da Califórnia em Berkeley, ressalta a transformação no comportamento dos profissionais. Ela sentiu muito bem isso, com seus 82 anos de idade e uma longa trajetória acadêmica, quando ultrapassou os muros universitários ao receber e-mails de docentes e alunos do Egito que assistiram às suas aulas virtuais. Assim, a professora definiu o processo: “no passado a maior preocupação da comunidade acadêmica era com a pesquisa, mas agora os docentes estão se dedicando a aprimorar a didática, a melhorar as aulas, uma vez que elas estão expostas globalmente.
     Enfim, a Educação Aberta promete alterar em nível global a maneira como “autores, professores e estudantes interagem.” Principalmente, porque o alvo das plataformas de conhecimento é o de proporcionar a milhões de pessoas uma reflexão mais acurada dos desafios educacionais. Dessa maneira, a humanidade poderá contribuir para um futuro melhor para todos. Teacherv Joani C. P. - TWITTER: @teachervjcp