UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

DOMAR O INDOMÁVEL

De porcos vietnamitas até raposas siberianas, os seres humanos aprenderam a domar animais selvagens. As pessoas gostam de ensinar macacos a "atuar" em comerciais ou treinar cervos para comer em suas mãos. Como o apóstolo Tiago disse, "Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano" (Tiago 3: 7).
Mas há algo que não podemos domar: todos nós temos problemas para controlar uma ‘coisinha’ chamada língua. "A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar", afirma Tiago (Tiago 3.8).
Por quê? Porque enquanto as nossas palavras podem estar na ponta da nossa língua, elas têm sua origem no profundo do nosso interior. "Porque a boca fala do que está cheio o coração". (Mat. 12:34). E, assim, pode ser usada tanto para o bem como para o mal (Tiago 3: 9). Ou, como o estudioso Peter Davids disse, "Por um lado, (a língua) é muito religiosa, mas, por outro, pode ser a mais profana".
Se não podemos domar a língua desenfreada que temos, está destinada a ser um problema para nós? Sempre inclinada a falar coisas más? (Tiago 3:10) Pela graça de Deus, não. Não somos deixados à nossa própria sorte, porque Deus "põe guarda à minha boca”; "vigia a porta dos meus lábios" (Salmo 141: 3.). Ele pode domar o indomável.
Para dominar a sua língua, Deus precisa governar o seu coração. (ODB)