UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

“SEMPRE HÁ ESPERANÇA...”

O livro “Life is like licking honey off a thom” ( A vida é como lamber mel de um espinho) de Susan Lenzkes traz a seguinte observação: “Assumimos os risos e as lágrimas que surgem e permitimos que o nosso Deus da realidade dê sentido a tudo.”  Ela destaca que os otimistas “acampam em prazeres e boas lembranças”, mas negam o quebrantamento. Os pessimistas “concentram-se nas perdas da vida, deixando de desfrutar da alegria e da vitória no processo”. Todavia, segundo a autora, as pessoas de fé são realistas porque “recebem tudo — de bom e de ruim na vida — e reiteradamente escolhem reconhecer que Deus nos ama de verdade e trabalha constantemente para o nosso bem e para Sua glória”. Por isso, sempre há esperança!
 
De forma semelhante, o autor escocês Ernest Gordon em seu livro “Through the Valley of the Kwai” (Através do Vale do Kwai) chegou à mesma conclusão da autora estadunidense, quando narrou sua experiência como prisioneiro de guerra, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele teve malária, difteria, febre tifóide, beribéri, disenteria, úlceras da selva, além de trabalho forçado e a escassez de alimentos. Na verdade, seu peso reduziu a menos de 45 quilos.
Naquela miséria no hospital prisional, ele solicitou sua remoção para um local mais limpo, ou seja, o necrotério. Seu objetivo era esperar à morte.  Entretanto, diariamente, outro prisioneiro chamado Dusty Miller vinha lavar seus ferimentos e estimulá-lo a alimentar-se da sua própria ração.  No período em que cuidada dele,  também falava ao “agnóstico escocês” a respeito de sua fé  inabalável  em Deus e lhe mostrava que  “mesmo em meio ao sofrimento — há esperança”. Assim, setenta anos atrás, num brutal campo de prisioneiros de guerra, Ernest Gordon aprendeu essa verdade e disse: “A fé prospera quando não há outra esperança além de Deus”. (Conforme já havia enfatizado o apóstolo Paulo em Romanos 08:24-25).
 
Na verdade, o ser humano não está isento de passar pelas provas da vida. Elas podem acontecer inesperadamente, como à tragédia pessoal do ator norte-americano Christopher Reeve. Em sua biografia, relata que antes de ficar tetraplégico em 1995, havia interpretado uma personagem paraplégica. Seu laboratório foi visitar centros de reabilitação. Ele recordava que ao sair daqueles locais sempre pensava: “Graças a Deus que não sou eu”. Depois de seu acidente, arrependeu-se profundamente daqueles pensamentos e dizia: “Eu estava me distanciando daquelas pessoas que sofriam sem perceber que num segundo aquele poderia ser eu.”
Muitas vezes, as pessoas observam os problemas dos outros e acreditam que isso não acontecera com elas. Principalmente, se usufruem de uma vida de sucesso, com uma confortável segurança financeira e felicidade familiar.  Em um momento de vaidade e autossuficiência, o rei Davi admitiu o sentimento de  ser invulnerável com as seguintes palavras no Salmo 30:06: “Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: jamais serei abalado” (Salmo 30:6). Contudo, Davi rapidamente tomou consciência disso e afastou do seu coração esse sentimento. Ele se lembrou de que no passado enfrentou dificuldades e Deus o livrara: “Converteste o meu pranto em folguedos” (Salmo 30:11).
 
Enfim, não importa se a vida trouxe alegrias e tristezas, ou nem acreditar na própria capacidade para suportar os sofrimentos existenciais.  Ainda assim, Deus merece toda gratidão e confiança. Nunca se deve duvidar do que  pode fazer quando  se confia NELE e O obedece em toda e qualquer situação. Por isso, “Nos bons e maus momentos, a maior necessidade é Deus”. Teacherv Joani C. P. – TWITTER @teachervjcp