UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

O BENEFÍCIO DA DÚVIDA

Em 1860, Thomas Inman recomendou que seus colegas médicos não prescrevessem um medicamento para uma cura se não estivessem certos de que este funcionaria. Eles deveriam dar “o benefício de nossas dúvidas” ao paciente. Esta frase é também um termo legal que significa que se um júri tem evidências conflitantes que geram dúvidas nos jurados, eles devem considerar o réu “inocente”.
Como cristãos, talvez possamos aprender e aplicar esse dito médico e legal em nossos relacionamentos. Melhor ainda, podemos aprender com a Bíblia sobre conceder aos outros o benefício da dúvida. No livro de 1 Coríntios 13:7 está escrito que o amor “…tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Leon Morris, na coletânea de estudos Comentários do Novo Testamento – Tyndale, diz o seguinte sobre a frase “tudo crê”: “Ver o melhor nos outros […] Isto não significa que o amor é ingênuo, mas que não pensa o pior. O amor preserva a fé. O amor não é ludibriado […] mas está sempre pronto para dar o benefício da dúvida.”
Quando ouvirmos algo negativo sobre outros ou desconfiarmos das razões para agirem como agem, pensemos antes de julgar suas ações como erradas ou más, concedendo-lhes o benefício da dúvida.
O amor concede aos outros o benefício da dúvida. (RBC)