UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

DEUS TEM O CONTROLE DE TODAS AS COISAS

         No ano passado, em 25 de janeiro de 2012, por volta das 20h30min, três prédios desabaram na cidade do Rio de Janeiro. Tudo na parte central da capital fluminense. Um deles tinha 20 andares (“Liberdade” – 1940), outro 10 (“Colombo” – 1938) e o terceiro 4 (“Sem nome” – 1938). Os brasileiros pareciam não acreditar nas imagens apresentadas pelos canais de televisão. Em segundos, as pessoas perderam suas vidas.
         Diante do fato, muitos deles tornaram-se conhecidos tanto pelo país como em nível internacional. O porteiro do Edifício Liberdade, Cornélio Ribeiro Lopes,73. Ele trabalhava no local há vinte anos. O esposo Victor Lima conversava com sua mulher Alessandra Alves de Lima, 29, por uma rede social, quando houve o desabamento. Ela veio a falecer naquele exato momento. O filho Ewerton havia saído poucas horas antes, mas seu pai Nilson de Assunção Ferreira, 50, estava no escritório de contabilidade, quando ruiu o prédio mais alto.
          Na hora do acidente, o auxiliar de obras Alexandro Fonseca, 31, descia no 9° andar. Imediatamente, voltou para o elevador que fechou suas portas e despencou daquela altura. Surpreendentemente, em perfeitas condições físicas foi salvo pelos bombeiros. Declarou aos jornalistas: “Nasci de novo. Agora tenho dois aniversários para comemorar”. Entretanto, sem um final feliz, Paulo Roberto, 25, primo da vítima Bruno Gitahy declarou: “Ele estava com a vida dele toda ajeitada. Ele avisou a mãe dele para não fazer ‘janta’, porque ele não ia comer em casa”.  De repente, em um pequeno espaço de tempo, estava sem vida, debaixo dos escombros.
O escritor David Burke, em seu livro “Life After Heart Surgery” (A Vida Após a Cirurgia Cardíaca), ainda não publicado em português, recorda sua intensa luta com a morte. Ele narra que depois de sua segunda cirurgia, encontrava-se deitado em sua cama de hospital. Sentia dores terríveis e não conseguia inspirar tão profundamente, por isso acreditou estar à beira da morte. Então, orou pela última vez, confiou em Deus e agradeceu-O pelo perdão de seus pecados.
Ele pensava em ver seu pai, que morrera há muitos anos.  Sua enfermeira perguntou-lhe como se sentia, logo respondeu: “Agora estou bem” – ao explicar que estava pronto para ir para encontrar-se com Deus. “Não no meu plantão, companheiro!” – disse ela. Logo os médicos estavam a abrir o seu peito mais uma vez e remover dois litros de fluido. Depois da intervenção, David começou a recuperar-se muito bem.
Na verdade, para os seres humanos é comum refletir sobre como serão seus momentos finais na terra quando se deparam com experiências, a exemplo do desabamento dos edifícios no Rio de Janeiro. Por isso, os que “morrem no Senhor” têm a garantia de que são “abençoados” (Apocalipse 14:13) e que sua morte “preciosa é aos olhos do Senhor(…)” (Salmo 116:15).
Enfim, Deus moldou os dias dos indivíduos, mesmo antes deles existirem (Salmo 139:16), e existem agora porque “(...) o sopro do Todo-Poderoso dá vida” (Jó 33:04). Apesar de não saber por quanto tempo cada um tem seu fôlego de vida – o fundamental é descansar na certeza de que Ele sabe completamente tudo. “Do primeiro ao último suspiro, vive-se sob o cuidado divino”. Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp - E-MAIL: teachervjcp@outlook.com