UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

O PODER DO ESTÍMULO

         Quando o garoto João apareceu no acampamento dos escoteiros com o olho roxo, seu superior ficou preocupado:
           – Que aconteceu? – Ele contou que tentou ajudar uma velhinha a atravessar a rua.
      – Como foi possível arranjar o ferimento, fazendo uma coisa dessas? – perguntou o instrutor.
 O menino sorriu e disse:
  – Ela não queria ir!
Nem todos estão interessados em receberem um estímulo da nossa parte. Entretanto, fará grande diferença na vida daqueles atingidos por ele, além de ocorrer mudanças em nós mesmos. Ademais, constitui uma das melhores coisas no mundo empresarial. De fato, uma indústria inteira foi criada ao seu redor, pois é oferecido com a finalidade de estimular a produção e o oferecimento de uma série de vantagens para os funcionários!
Os estímulos também aparecem na Bíblia: "Suportai-vos uns aos outros (...) perdoai-vos mutuamente (...) edificai-vos reciprocamente (...) orai uns pelos outros (...) amemo-nos uns aos outros (...) reciprocamente nos confortemos". Assim, os benefícios aparecem de forma natural, porque "(...) Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado" (I João 04:12). Nos Estados Unidos, a companhia telefônica Bell utiliza em suas propagandas uma música com a seguinte letra: "Estenda a mão, estenda a mão e toque em alguém. Estenda a mão e diga "Alô"! Como é importante aproveitar a oportunidade de tocar na vida de alguém. Experimentemos usar as palavras especiais: "em que posso ajudá-lo?"
     Uma das escaladas mais espetaculares do Monte Everest foi realizada por Edmund Hillary e seu guia nativo Tenzing. De repente, Hillary ao descer, pisou em falso e perdeu o equilíbrio. Instantaneamente, seu companheiro cravou a picareta no gelo, esticou a corda ao máximo e evitou a queda de ambos. Quando foram entrevistados, Tenzing recusou qualquer crédito pelo salvamento do amigo. Ele disse que era algo normal, uma parte da rotina do trabalho e “os alpinistas sempre ajudam os outros”.
           Não precisamos subir uma montanha para descobrir pessoas em busca de “socorro”. Se olharmos ao nosso redor, há alguém à espera da nossa resposta: "Sim, eu o ajudo!" Como o corpo necessita de todas suas partes para o seu funcionamento, nós carecemos do nosso semelhante. Deus não criou o homem para viver sozinho, estamos todos no mesmo barco!
          Muitas vezes olhamos para as pessoas e esquecemos de que cada uma delas é um ser único. Nem percebemos o seu valor especial aos olhos do Criador. Todavia, devemos pensar como o sábio rei Salomão: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; aí, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante" (Eclesiastes 04:09-10 ).
       A palavra "encorajar" vem da raiz latina “cor”, que significa coração. Por isso, ele tem sido a nossa fonte de estímulo em todas as épocas da história da humanidade. Ademais, quando Deus está no seu controle, pode estimular o próximo e cumprir o mandamento divino: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp - E-MAIL: teachervjcp@outlook.com