Dirigindo de volta para casa após o trabalho,
uma propaganda no rádio chamou a minha atenção, pois mencionava um programa de
computador que verifica os e-mails à medida que estes são escritos. Eu estava
familiarizado com programas de “verificação ortográfica e gramatical”, mas esse
era diferente. Ele checava o “tom”. O programa monitora a qualidade do fraseado
dos e-mails para certificar-se de que eles não são exageradamente agressivos,
desrespeitosos ou ameaçadores.
Enquanto escutava o locutor descrever as
características deste programa, imaginei como seria ter algo semelhante para
minha boca. Quantas vezes reagi rudemente em vez de ouvir primeiro — e, depois,
me arrependi do que havia dito? Certamente, uma verificação de tom teria evitado
que eu respondesse tão tolamente.
Paulo enxergou a necessidade de nós,
cristãos, verificarmos nossa fala — especialmente ao falarmos com não cristãos.
Ele disse: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para
saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenses 4:6). A preocupação dele
era que o nosso falar fosse cheio de graça, refletindo a beleza do nosso
Salvador. Nosso falar deve ser convidativo. Conversar no tom correto com os não
cristãos é vital à nossa capacidade de testemunhar-lhes. A passagem em
Colossenses 4:6 pode ser o nosso verificador de tom.
Sempre que falamos,
mostramos o nosso coração publicamente. (RBC)