UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

TODOS SÃO IMPORTANTES...

           
           O professor de psicologia Philip Zimbardo da Universidade de Stanford (USA) escreveu um artigo na publicação estadunidense “Psicologia Hoje” intitulado “A idade da indiferença”, o qual ressaltava: “Não conheço nada mais mortífero do que o isolamento. Nenhuma influência tem ação mais destrutiva sobre a saúde mental e física que o afastamento entre as pessoas. Já se descobriu que esse é um dos fatores centrais no surgimento de moléstias tais como depressão, paranóia, esquizofrenia, e atos suicídio, assassinato em massa e uma ampla variedade de outros distúrbios”.
Essa afirmação deve levar a um ato reflexivo por parte de toda a humanidade. Na verdade, é um estudioso e pesquisador há mais de cinqüenta anos. Principalmente, porque o contexto social moderno encurtou distâncias com suas tecnologias, mas o relacionamento interpessoal tem sido muito afetado, porque não acontece uma comunicação profunda entre os indivíduos. Isso recorda uma solicitação para os usuários dos elevadores norte-americanos: “Proibido todo contato visual, conversas, sorrisos ou comunicação sem a expressa permissão da gerência”.
            Infelizmente, o “isolamento e a indiferença” são partes do cotidiano contemporâneo de uma forma triste e intensa. Assim, desapareceu a valorização do semelhante e o interesse de relacionar-se com ele, sejam os familiares, os amigos ou mesmo os colegas de trabalho. Para alterar esse quadro, há a necessidade de seguir os mesmos passos dos cristãos do primeiro século da era cristã. A Bíblia apresenta o quão importante eram todos para o grupo social: “Em cada alma havia o temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”. (Atos 02:43-45).
            O texto bíblico deixa claro o valor da interação comunitária, com algumas características básicas. Se observar com atenção, a palavra “todos” é repetida duas vezes para dar ênfase à idéia de comunhão. Além do mais, nas horas complexas suportavam tudo juntos, pois era algo “genuíno e espontâneo” e o fundamental, sem o peso da obrigação. Eles desfrutavam de sinceridade em suas relações interpessoais. Dessa forma, o sentimento de unidade crescia totalmente no seu contexto social.
Portanto, essa obra de arte do primeiro século apresenta o verdadeiro sentido da vida humana em sua missão de compartilhar a existência com os outros. A demonstração era feita através da oferta de coisas, das palavras de estímulo, do tempo e do interesse pelo próximo. Ademais, partilhavam um projeto, um sucesso, um fracasso ou mesmo suas necessidades e sofrimentos. Enfim, o primordial para Deus é a importância da pessoa humana quando a Sua palavra destaca: “Não finjam apenas amar aos outros: amem realmente. Odeiem tudo aquilo que está errado. Coloquem-se ao lado do bem. Amem-se uns aos outros com afeição fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros. (Tradução da Bíblia Viva  da carta de São Paulo aos Romanos 12:09-10). Por isso, todos são importantes...para Deus. Teacherv Joani C. P. – TWITTER: @teachervjcp