UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

ALÉM DO STATUS QUO

Dr. Jack Mezirow, professor emérito da Universidade de Columbia, EUA, acredita que um elemento essencial do aprendizado do adulto é desafiar nossas próprias percepções arraigadas e examinar criticamente os nossos discernimentos. Em renomado jornal americano, o dr. Mezirow afirma que os adultos aprendem melhor quando são confrontados com o que ele chama de “dilema desorientador” — algo que “o ajuda a refletir criticamente sobre as premissas adquiridas”. Isto é o oposto de dizer “Minha decisão está tomada — não me confunda com os fatos.”
Quando Jesus curou no sábado, Ele desafiou as crenças arraigadas de muitos líderes religiosos, que tentaram silenciá-lo (João 5:16-18). Jesus lhes disse: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (vv.39-40).
Oswald Chambers observou: “Deus tem uma maneira de trazer fatos que perturbam as doutrinas de um homem, quando estas atrapalham o Seu acesso à sua alma.”
Experiências inquietantes que nos fazem questionar nossas premissas sobre o Senhor também podem levar-nos a compreensão e confiança mais profunda nele — se estivermos dispostos a repensar e aproximarmo-nos dele.

“A vida não questionada não merece ser vivida.” —Sócrates (RBC)