UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

E O SEU MOMENTO COM DEUS COMO VAI...?

             
            As preocupações têm crescido cada vez mais em todas as áreas da existência humana. Diante desse quadro complexo, somos tomados por vários temores. Eles criam muitas ansiedades, enormes confusões e até  ressentimentos. Ainda por cima, nem conseguimos desabafá-los e vivemos em meio a dúvidas e tensões. Por isso, a oração é fundamental para solucionar todos os problemas, mas o último recurso que procuramos em nossos momentos a sós com Deus.
            Observemos à orientação bíblica para essas situações: “Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas. Se fizerem isto, vocês terão experiências do que à paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender. Sua paz conservará a mente e o coração de vocês na calma e tranqüilidade, à medida que vocês confiam em Cristo Jesus.” (Carta de São Paulo aos Filipenses 04:06-07 – BV.)

            Na época de Jesus Cristo, havia uma preocupação dos líderes religiosos em praticá-la, com a seguinte visão: “Quem ora no interior de sua casa está cercando-a de uma muralha mais forte que o ferro”. Ademais, essa intensidade de fazê-la, deixou de ser algo espontâneo e transformou-se em um ritualismo rígido, rotineiro e pré-fabricado. Os estudiosos daquele momento histórico destacam que “(...) a oração deixou de ser um privilégio, para ser uma obrigação; deixou de ser um gozo na presença de Deus, para ser uma exigência dos homens”.

            Diante dessa realidade, no evangelho de São Mateus, capítulo 06, nós entendemos o motivo de Jesus orientar seus discípulos a respeito da maneira correta de fazê-la:
1) NÃO SEJAIS HIPÓCRITAS – “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa”. (São Mateus 06:05). Ela jamais deve ser realizada com o objetivo de sermos vistos pelos outros. Conforme os estudiosos bíblicos,  “(...) é um ato particular de devoção, e não uma demonstração pública de religiosidade”. Enfim, uma ação realizada em secreto;
2) NÃO USAR VÃS REPETIÇÕES – “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, porque presumem que pelo muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus,o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” ( São Mateus 06:07-08). Não há orientação para usarmos palavras especiais ou repetidas. Além do mais, nunca devemos exigir algo de Deus, porque Ele conhece todas as necessidades de seus filhos;
3) NÃO GUARDAR NENHUM RESSENTIMENTO CONTRA NINGUÉM – “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se porém, não perdoardes aos homens ( as suas ofensas), tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (São Mateus 06:14,15). Se desejarmos o perdão divino, necessitamos de uma consciência totalmente limpa, com a nossa oração de confissão. Na verdade, ela muda o nosso ser, porque tem sido uma terapia para combater todas as nossas ansiedades.
Portanto, a verdadeira oração é realista, espontânea, uma comunhão simples e sincera com Deus, o qual responde aos nossos questionamentos interiores. Enfim, uma plena consciência de que Ele está no controle total de todas as circunstâncias da nossa vida. Teacherv Joani C. P. – TWITTER: @teachervjcp