O árbitro postado atrás da base de partida em um jogo de futebol de meninas ouviu a mãe de uma das jogadoras a cantarolar: “Queremos outro juiz! Queremos outro juiz!” Logo, os outros pais juntaram-se à manifestação. O juiz sorriu, e então se virou para a multidão e gritou: “Quero outros pais! Quero outros pais!” A gritaria silenciou completamente o estádio. Na verdade, é importante os pais serem bons exemplos, porque seus filhos os observam, principalmente a maneira de amar o seu semelhante.
Em Singapura, devido aos filhos negligenciarem suas responsabilidades, alguns pais idosos foram obrigados a buscar ajuda financeira em centros de caridade e outras agências do Estado. Ao falar da situação crescente em seu país, um oficial do governo disse: “Não podemos legislar sobre o amor dos filhos em relação aos pais.”
Na Bíblia, porém, amar é um mandamento. Isso foi o que Moisés ressaltou a nação de Israel quando eles estavam para entrar na terra prometida, após passarem quarenta anos no deserto: “(…) Hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos” (Deuteronômio 30:16). E Jesus Cristo destacou que o maior mandamento era “amarás, pois, o Senhor, teu Deus (…)” (Evangelho de São Marcos 12:30).
Como Deus pode ordenar tanto aos pais e aos filhos a amarem uns aos outros? Sua suprema exposição de amor no Calvário deu-lhe esse direito. O apóstolo São João, o discípulo amado de Jesus, escreveu: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou” (1ª Carta de São João 03:16,23).
Alguns dos momentos mais memoráveis das experiências amorosas dos pais com seus filhos surgiram quando ajoelharam à beira da cama à noite e abriram os seus corações para Deus. Diante da simplicidade e confiança enquanto oravam, eles foram tocados profundamente, dissiparam as suas dúvidas, medos e atraídos à fé.
Por isso, os pais podem encorajar bons comportamentos e ótimos hábitos aos seus filhos ao adotar atitudes como: orar por, e, com eles — ler e ensinar a Bíblia — falar-lhes sobre Deus e guiá-los à fé Nele, porque assim aprendem a verdade divina, conforme orientação de Moisés: “Tu as inculcarás [as ordenanças de Deus] a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6:7).
Enfim, a melhor maneira dos pais darem bons exemplos para os seus filhos, é viverem a sua fé diante deles. Enquanto observam — aprendem sobre o que tem verdadeira importância. Ademais, os “filhos podem não herdar o talento dos pais, mas absorverão seus valores”. Além de aprenderem que para demonstrar de fato seu amor a Deus, necessitam amar o seu próximo como a si mesmo. Teacherv Joani C. Prestes – TWITTER: @teachervjcp