UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

O SUCESSO DO RELACIONAMENTO FAMILIAR

  A comunicação é fundamental para o sucesso do relacionamento familiar. Infelizmente, há casais que estão sem usá-la e o pior, não têm nenhuma disposição para alterar esta situação. O escritor Burt Scanlan a define “(...) como o processo de se passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra”. Na verdade, um aprendizado de uma vida inteira para atingir seu grau de eficiência. Por isso, “vale à pena” refletir a seu respeito, porque ela...
I – ACONTECE ENTRE DUAS PESSOAS – O apóstolo São Tiago 01:09 destaca: “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.  O marido e a esposa necessitam estabelecer um diálogo com profundidade. A qualidade do tempo deles torna-se fundamental, a fim de escutar e falar de coisas pertinentes aos dois. Dessa maneira, poderão expor seus pensamentos, sentimentos e o que se passa nos seus corações. Assim, estabelecem um processo de compreensão e envolvimento de ambos ao solucionar seus problemas.
Imagem relacionada
II – OCORRE EM UM AMBIENTE VERDADEIRO E COM AMOR – O apóstolo São Paulo sabiamente nos orienta: “Mas seguindo a verdade em amor”. “Por isso, deixando a mentira, fale cada um à verdade com o próximo”. (Efésios 4:15 e 25) O “amor e a verdade” foram prometidos nos votos diante de Deus, na cerimônia do casamento. O esposo e sua mulher necessitam observar com “amor” mais as qualidades do que os defeitos um do outro. Os conselheiros matrimoniais em suas orientações sempre ressaltam: (...) “O homem e a mulher foram criados para complementar e não para competir um com o outro”. (...) “Saber que a outra pessoa sempre fala a verdade, mesmo quando isso é difícil, estabelece um vínculo de confiança entre o casal”.
II – EXPRESSA COM PALAVRAS CARINHOSAS – “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita ira” (Provérbios 15:01). Se as palavras podem destruir ou construir um casamento, deve-se pensar muito antes de pronunciá-las, principalmente nas consequências de cada expressão falada. Sempre recordar o verso poético: “As palavras bondosas são como orvalho e suaves aguaceiros para a alma”.  Ademais, refletir às orientações dos estudiosos e especialistas dos problemas conjugais: (...) “O conhecimento do outro, o ir ao encontro do outro e manter relações de “trocas” desenvolve uma autonomia construtiva, criadora e animadora”.
Imagem relacionada
IV – ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE PERDÃO MÚTUO – O apóstolo São Paulo destaca à Igreja dos Efésios 04:32: “Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou”. Um diálogo maduro permite aos cônjuges compartilhar informações, opiniões, a fim de juntos chegarem a um acordo. Os terapeutas familiares sempre destacam em suas reflexões: “No clima da aceitação e do perdão, podemos abrir o nosso coração e deixar que a outra pessoa nos veja sem disfarces, assim como verdadeiramente somos no nosso íntimo. O perdão é a base sobre a qual repousa a aceitação, que por sua vez abre as portas para a comunicação”.  
Imagem relacionada
Enfim, o correto não seria “casar para ser feliz, mas para fazer o outro feliz.” Quando isso acontece, o matrimônio começa a ser diferente e melhor, porque tem a bênção divina. Quando Deus dirige o lar, a mulher “corresponde” ao amor do companheiro, porque recebe dele palavras edificantes e carinhosas. O marido “corresponde” ao ser apreciado e respeitado como esposo e pai. Eis os segredos para o sucesso do relacionamento familiar: “Conversar, ouvir, entender, prestar atenção, ceder, ajudar, perdoar, compartilhar sentimentos, pensamentos e visão”. Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp 
Resultado de imagem para CASAL