UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

AS PREOCUPAÇÕES SOCIAIS

    
     O jornal Folha de São Paulo refez no último mês de maio uma pesquisa de 1983. O objetivo do seu instituto de pesquisas ‘Datafolha’ foi o de avaliar se as preocupações e as tensões dos paulistanos tornaram-se as mesmas em 2013. Quando lemos a reportagem nos deparamos com o receio de que a “casa ser invadida por assaltantes era considerado o maior temor por 22% há 30 anos e aparecia em terceiro lugar. Hoje, esse é o principal medo de acordo com 26% e subiu para o segundo lugar. Ser assaltado na rua cresceu ainda mais nesse período, aparecia em quinto lugar na pesquisa com 9% das menções. Agora, está em terceiro e é o maior receio para 16%”.
     Na verdade, “a preocupação é um estado de inquietação ou apreensão por algum acontecimento”. A definição sugere angústia mental, pois ela é causada por enfrentarmos responsabilidades ou dificuldades, além de nossas capacidades de solução. Washington Lyon disse: "Ela é o juro pago pelos problemas tomados emprestados". Na Bíblia, especificamente no Novo Testamento, a palavra provém de um verbo grego, com o significado de "dividir". As pessoas preocupadas são "divididas" – mentalmente partidas. Quando somamos as crises existenciais aos problemas sociais, vemos a razão do homem estar sob o seu peso.
  Uma vez que as pressões recebam permissão, transformam-se em avalanche: "quanto mais preocupamos, tanto mais temos preocupação". Um indivíduo relatou: "Tenho vivido uma longa vida e visto um bocado de problemas, mas a maior parte deles não aconteceu". Qual a causa dela? Deixamos de crer em Deus. Jesus Cristo ilustrou a questão vividamente ao voltar-se para a natureza: "Observai as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles" (Evangelho de São Mateus 06:26,28-29) . Deus alimenta as aves dos céus e veste as flores do campo, então descansamos na certeza do Seu cuidado, pois temos um valor superior para Ele.
        A cura divina demanda de três elementos:
      1) Parar de preocupar-se e confiar em Deus: "Portanto não vos inquieteis, dizendo. Que comeremos? Que beberemos ? ou : Com que nos vestiremos? porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas". (Evangelho segundo São Mateus 06: 31-32 );
      2) Parar com a tensão e soltar-se: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" ( I Carta do Apóstolo Pedro 05:07 ). Devemos transferir para Deus nossas situações complexas, como diz a canção "Teus cuidados leva a Deus e deixa ali". A responsabilidade é Dele, não nossa;
      3) Parar com o pânico e  orar: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica , com ações de graça. E a paz de Deus , que excede todo entendimento , guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” ( A carta de São Paulo aos Filipenses 04:06-07). Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp - e-mail: teachervjcp@outlook.com