Diante dessa demanda universitária ou
mesmo profissional, a colocação mais comum tem sido: “Perdi a
oportunidade, pois não sei inglês ou mesmo outro idioma”. Ainda por cima,
os dados das pesquisas mais recentes quanto à questão salarial, revelam que um
trabalhador com uma segunda língua recebe 30% a mais, em relação ao fluente em
apenas um.
Na verdade, as pessoas conquistaram uma
nova vida, porque passaram a uma interação com pessoas de todas as partes do
mundo. O espanhol oferece um relacionamento com a América Latina, além da
Espanha e alguns países que é ensinado como segunda língua. O francês, o
italiano e o alemão seguem o mesmo princípio, ampliam os horizontes. Dentre
todas as línguas, o inglês é a “porta internacional”, porque todas as
fronteiras foram diluídas no acesso à informação.
Entretanto, não há escolas
“miraculosas” que transformarão os alunos em falantes em um pequeno espaço de
tempo. Tudo depende de esforço, disciplina e do desejo de aprender. Todos
devem tomar consciência de que somente uma sala de aula com o professor e um
livro não é o suficiente. Por isso, existem filmes, músicas e livros de
interesse do aprendiz. Assim, o ensino precisa despertar nos estudantes o
prazer de estudar.
Enfim, para uma educação com eficiência
no ensino de língua estrangeira, alguns mitos pedagógicos precisam ser
enfrentados:
1) “É impossível ensinar em
escola pública” – segundo a pesquisadora da UFMG, professora Deise
Prina Dutra: "Há limitações, como a baixa carga horária, mas um
trabalho bem-feito leva a turma a avançar."
2) “Gostoso é aprender sem
perceber” – O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Luiz
Paulo da Moita Lopes destaca: "Quanto maior o controle da criança
sobre o que faz, mais facilidade ela terá para assimilar os conteúdos".
3) “É preciso falar como os
nativos” – Maria Antonieta Celani, professora da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo discorda ao argumentar que “Línguas
como o inglês e o espanhol são cada vez mais usadas por quem não nasceu onde
esses idiomas são os oficiais”.
4) “Existe um método infalível” –
No final do século passado, modelos internacionais estiveram presentes ao redor
do mundo. Todavia, pesquisadores como o indiano N.S. Prabhu, uma das maiores
autoridades do assunto no século XXI, lançaram a era pós-método ao demonstrar
que sem levar em consideração o contexto local, os métodos são completamente
ineficientes. Teacherv Joani C. P. - TWITTER: @teachervjcp - E-MAIL: teachervjcp@outlook.com